Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Mais de uma dezena de filmes portugueses estreiam-se nos próximos meses

Os premiados 'Chuva é cantoria na aldeia dos mortos' e 'Diamantino', as histórias biográficas sobre Snu Abecassis e António Variações e o documentário 'Debaixo do céu' são alguns dos filmes portugueses a estrearem-se este ano nos cinemas.

Mais de uma dezena de filmes portugueses estreiam-se nos próximos meses
Notícias ao Minuto

10:53 - 06/01/19 por Lusa

Cultura Cinema

De acordo com dados compilados pela agência Lusa junto de exibidoras e produtoras, pelo menos uma dezena de produções portuguesas vão chegar ao circuito comercial nos próximos meses, entre as quais 'Terra Franca', a primeira longa-metragem de Leonor Teles, já no dia 10 de janeiro.

Distinguido em quase uma dezena de festivais, 'Terra Franca' é um documentário sobre a vida de Albertino, pescador em Vila Franca de Xira, e a sua ligação ao rio Tejo e à família, tendo sido rodado ao longo de quase dois anos.

Em janeiro vai estrear-se ainda outro documentário, 'Debaixo do céu', de Nicholas Oulman, com histórias de judeus que passaram por Portugal durante a Segunda Guerra Mundial.

Nicholas Oulman, filho de uma família francesa judia fixada em Portugal desde 1920 e que ajudou outros refugiados, quis encontrar e ouvir os relatos pessoais de alguns dos judeus que procuraram refúgio temporário em Portugal, porta de saída para o Ocidente, em fuga desde a Alemanha, onde foram perseguidos pelo regime Nazi.

No trabalho de pesquisa, foram encontrados cerca de 20 sobreviventes, todos com mais de 80 anos e a maioria a residir nos Estados Unidos. No filme entram sete, que à época eram crianças, que vão relatando histórias, ilustradas com imagens de arquivo.

Neste mês estão previstas ainda as estreias da comédia 'Tiro & Queda', de Ramon de los Santos, com Manuel Marques e Eduardo Madeira, e de 'Os dois irmãos', de Francisco Manso, a partir de uma história verídica e do romance homónimo do autor cabo-verdiano Germano Almeida.

Em março, no dia 07, é esperada a estreia de 'Snu', filme de Patrícia Sequeira sobre a relação entre a editora Snu Abecassis e o político Francisco Sá-Carneiro. No papel do casal estão Inês Castel-Branco e Pedro Almendra.

A 14 de março, quase um ano depois de ter recebido o prémio especial do júri 'Un certain regard' de Cannes, chegará às salas de cinema portuguesa o filme 'Chuva é cantoria na aldeia dos mortos', de João Salaviza e Renée Nader Messora.

O filme foi rodado durante nove meses numa aldeia brasileira no estado de Tocatins e é protagonizado por Ihjãc, um adolescente indígena dos Krahô.

Março será ainda o mês de estreia de 'Gabriel', filme de Nuno Bernardo, protagonizado por Igor Regalla, no papel de um jovem cabo-verdiano que descobre o pugilismo quando ruma a Portugal à procura do pai.

Em abril, estrear-se-ão 'Diamantino', de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, 'Hotel Império', de Ivo M. Ferreira, e 'Quero-te tanto', de Vicente Alves do Ó.

'Diamantino', com estreia para 04 de abril, é a primeira longa-metragem daqueles dois realizadores e cruza comédia, drama, policial e ficção científica, a partir da história de um futebolista, tendo sido distinguido no ano passado na Semana da Crítica, em Cannes.

'Hotel Império', em exibição a partir de 18 de abril, foi rodado em Macau, e conta a história de uma portuguesa nascida na cidade -- interpretada por Margarida Vila-Nova -- que, juntamente com outras pessoas, habita um antigo hotel em vias de ser destruído para dar lugar a um edifício moderno.

Vicente Alves do Ó estreará em abril a comédia 'Quero-te tanto', protagonizada por Benedita Pereira e Pedro Teixeira, e depois no outono vai ter nos cinemas 'Golpe de Sol'.

Sem data de estreia, mas aprazada para o verão, está a longa-metragem 'Variações', de João Maia, sobre o músico António Variações, que morreu em junho de 1984.

Com Sérgio Praia no papel principal, "Variações" foca-se sobretudo na transformação de António Ribeiro em António Variações, num período de vida entre 1977 e 1981, a época em que um barbeiro ambicionava viver da música.

Este ano é esperada ainda a estreia de 'A Portuguesa', de Rita Azevedo Gomes, a partir de 'Die Portugiesin', de Robert Musil, e deverá estrear-se também 'O homem que matou D. Quixote', de Terry Gilliam, ambos sem data.

Em 2018, segundo dados do Instituto do Cinema e Audiovisual, estrearam-se 38 filmes portugueses e de coprodução portuguesa, com 'Pedro & Inês', de António Ferreira, a ser o mais visto, com 46.717 espectadores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório