Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Deputados contra "mero posto de atendimento" na GNR de Pedras Salgadas

A Assembleia Municipal de Vila Pouca de Aguiar aprovou por unanimidade uma moção contra o atual funcionamento do posto da GNR de Pedras Salgadas, que alega ter sido transformado "num mero balcão de atendimento", anunciou hoje a autarquia.

Deputados contra "mero posto de atendimento" na GNR de Pedras Salgadas
Notícias ao Minuto

18:56 - 03/01/19 por Lusa

País Vila Pouca de Aguiar

O alerta dos deputados municipais surge na sequência de uma "onda de assaltos na zona norte do concelho, que se verificou em dezembro, e que acontece após a reestruturação de serviços em junho".

O Comando Distrital da GNR de Vila Real transferiu o efetivo do posto de Pedras Salgadas para a sede do município, Vila Pouca de Aguiar, passando o posto de Pedras Salgadas a funcionar apenas com um militar no atendimento ao público.

O horário de funcionamento deste posto é das 09:00 às 17:00, que já estava em vigor antes desta reestruturação.

O presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, o social-democrata Alberto Machado, afirmou hoje, em comunicado, que "é fundamental que o Estado preserve bens e serviços públicos", o que disse que "não está a ser feito como se verifica com o funcionamento do posto de segurança na zona norte do concelho levando ao aumento da criminalidade".

A moção que tem como tema a "falta de segurança da população aguiarense face à reestruturação dos serviços do posto de GNR de Pedras Salgadas" refere que a "população vive em constante sobressalto, sentindo-se desprotegida, abandonada e com medo, receando pela sua segurança pessoal e a dos seus bens".

O primeiro alerta dos deputados municipais foi feito em junho, também através de uma moção, que "alertava para o grande receio da população, em especial dos cinco mil habitantes das freguesias de Bornes de Aguiar, Bragado, Capeludos, Sabroso de Aguiar, Vreia de Bornes, Valoura e da União de Freguesias de Pensalvos e Parada de Monteiros".

Contactada pela agência Lusa, a GNR de Vila Real disse ainda não ter conhecimento da moção, deixando para mais tarde um comentário ao assunto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório