Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Falha de mecanismos financeiros é um risco, dizem empresários

Os empresários portugueses apontam a falha dos mecanismos financeiros como principal risco aos negócios nos próximos dez anos, de acordo com um estudo do Fórum Económico Mundial.

Falha de mecanismos financeiros é um risco, dizem empresários
Notícias ao Minuto

14:30 - 03/01/19 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Empresas

O relatório, elaborado em parceria com a Zurich e a Marsh & McLennan Companies, revelou que os empresários portugueses consultados "afirmam que a falha dos mecanismos financeiros é o principal risco para o desenvolvimento das suas atividades nos próximos 10 anos", segundo uma nota hoje divulgada.

Em Portugal, os empresários realçaram ainda as possíveis falhas de governação do Estado, as bolhas de ativos, os fenómenos climáticos extremos e os choques provocados pelos preços da energia como potenciais riscos para a próxima década.

O mesmo comunicado deu conta de que, a nível mundial, "o principal risco identificado é o desemprego/subemprego", bem como as falhas de governação dos Estados e os choques provocados pelos preços da energia, que foram também identificados pelos portugueses.

O estudo revela ainda que a cibersegurança é a "principal preocupação dos decisores empresariais das grandes economias mundiais -- EUA, China, Japão, Alemanha e Reino Unido".

Por outro lado, as crises fiscais e a falha dos mecanismos financeiros, a nível global, são "riscos que caíram na lista de importância dos inquiridos", 10 anos depois a crise financeira global, ainda que continuem a motivar preocupação, assegura a mesma nota.

"Destaque ainda para o facto de as questões ambientais não constarem dos 10 principais riscos apontados ao nível mundial -- a explicação pode ser preocupante já que os decisores empresariais inquiridos só consideram esta possibilidade num horizonte posterior aos 10 anos em análise neste relatório", alertou o estudo.

Este relatório, chamado 'Riscos Regionais dos Negócios 2018' foi elaborado a partir da consulta de 12.000 decisores empresariais, de 130 países.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório