Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Hospital de Braga: Gestora culpa Estado por falta de financiamento

Parceria entre a José de Mello Saúde e o Estado termina a 31 de agosto de 2019. Entidade gestora do hospital culpa o Estado por não assegurar a sustentabilidade do contrato.

Hospital de Braga: Gestora culpa Estado por falta de financiamento
Notícias ao Minuto

09:40 - 03/01/19 por Beatriz Vasconcelos

Economia José de Mello Saúde

A José de Mello Saúde pronunciou-se, esta quinta-feira, sobre o fim anunciado da parceria público-privada no Hospital de Braga, culpando o Estado pela falha de financiamento a vários serviços hospitalares, levando à falta de sustentabilidade financeira do contrato de gestão. 

"Os financiamentos, cancelados desde 2016, para o tratamento de doentes com HIV, Esclerose Múltipla e, recentemente, Hepatite C, na ordem dos 10 milhões de euros anuais, são assumidas pela José de Mello Saúde sem financiamento associado, ao contrário do que acontece nos restantes hospitais do SNS, podendo chegar aos 50 milhões de euros até ao final do prolongamento proposto pelo Estado, o que seria insustentável para a parceria", pode ler-se no esclarecimento enviado pela empresa à redação do Notícias ao Minuto

O contrato, saliente-se, estará em vigor atá ao dia 31 de agosto, "data até à qual será mantida a estabilidade da atividade clínica e da prestação de cuidados de saúde à população, no cumprimento, como sempre aconteceu, de todas as obrigações estabelecidas no Contrato de Gestão", refere aquela entidade. 

Quer isto dizer que o Hospital de Braga irá voltar à esfera do Serviço Nacional de Saúde (SNS), tal como a ministra da Saúde, Marta Temido, deu a entender em dezembro. Na altura, a responsável justificou com a "indisponibilidade definitiva" do gestor privado em prolongar o atual contrato de gestão público-privada.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório