Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Crianças: O impacto de passar mais de 7 horas diárias em frente ao ecrã

É muitas vezes a tática escolhida pelos pais para entreter os filhos, mas ao que parece deixar as crianças brincarem com o telemóvel ou com o tablet pode apresentar graves consequências para a sua saúde.

Crianças: O impacto de passar mais de 7 horas diárias em frente ao ecrã
Notícias ao Minuto

13:00 - 19/12/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Perigo

Um novo estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde britânico apurou que as crianças expostas a ecrãs durante mais de sete horas por dia experienciam alterações negativas no cérebro – nomeadamente o afinamento prematuro do córtex.

Para efeitos daquela pesquisa, que ainda está a decorrer, os investigadores recorreram a ressonâncias magnéticas de modo a conseguirem examinar as estruturas cerebrais de 11, 874 crianças que usavam regularmente ecrãs. 

A primeira remessa de resultados, que foram apresentados no programa de informação ‘60 Minutos’ do canal de televisão norte-americano CBS, revelou que as crianças que passavam mais de duas horas por dia em frente ao ecrã apresentavam pontuações mais baixas em testes de linguagem e de raciocínio.

E preocupantemente, crianças que passam mais de sete horas por dia em frente ao ecrã poderão vir a sofrer com um afinamento prematuro da área do cérebro conhecida por córtex.

Em entrevista para o programa ‘60 Minutos’, a médica e líder do estudo Gaya Dowling, disse: “Não podemos garantir a 100% que tal acontece exatamente devido à exposição excessiva a ecrãs, teremos que seguir estas crianças durante vários anos para confirmar esta inferência – mas existem fortes indicadores”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório