Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Se "Estado falhou", "o chefe do Estado deve demitir-se imediatamente"

Alfredo Barroso lança farpas a Marcelo Rebelo de Sousa em relação não só às falhas na assistência às vítimas da queda do helicóptero do INEM, mas também no que diz respeito ao assalto de Tancos.

Se "Estado falhou", "o chefe do Estado deve demitir-se imediatamente"
Notícias ao Minuto

10:00 - 19/12/18 por Filipa Matias Pereira

Política Alfredo Barroso

Se o “Estado falhou”, “o chefe do Estado deve demitir-se imediatamente, renunciando ao cargo para que foi eleito”. O entendimento é de Alfredo Barroso que, numa publicação na sua página oficial de Facebook, defende que quando Marcelo Rebelo de Sousa diz que o “Estado falhou”, “esquece-se de que ele próprio é o chefe do Estado. Assim sendo - e estou a falar muito a sério - o chefe de um Estado que ‘falha’ constantemente já há muito que devia ter renunciado ao cargo para o qual foi eleito”.

Para o ex-secretário de Estado português, “um Presidente da República tem de ter consciência das responsabilidades políticas que lhe incumbe enquanto chefe do Estado”. Aliás, acrescenta ainda, “além de chefe do Estado, o Presidente da República também é o Comandante Supremo das Forças Armadas e, por isso mesmo, também devia assumir todas as suas responsabilidades políticas pelas ‘falhas’ verificadas nos paióis militares de Tancos, em vez de estar a empurrá-las constantemente com a barriga para cima do Governo e, concretamente, do ministro da Defesa”.

Marcelo Rebelo de Sousa, para o ex-deputado, “não pode estar sempre a ignorar as responsabilidades políticas inerentes, achando que está totalmente isento de toda e qualquer responsabilidade política. Ora, não está”. Por isso, reitera, “já devia ter renunciado ao cargo de Presidente da República, assumindo essas responsabilidades políticas, enquanto chefe de um Estado ‘falhado’ e enquanto Comandante Supremo de Forças Armadas incapaz de garantir a segurança de instalações militares, como no caso dos paióis de Tancos”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório