Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

ExxonMobil vai prospetar petróleo no mar da província angolana do Namibe

A multinacional de petróleo e gás norte-americana ExxonMobil Corporation vai começar a prospeção de petróleo ao largo da costa da província angolana do Namibe em 2019, indica hoje um comunicado da petrolífera Sonangol.

ExxonMobil vai prospetar petróleo no mar da província angolana do Namibe
Notícias ao Minuto

19:56 - 15/12/18 por Lusa

Economia África

No documento, é indicado que as duas petrolíferas assinaram na sexta-feira um memorando de entendimento, destinado a "reforçar os acordos de cooperação já existentes" e em que é definida a "intenção" de se assinar "contratos de serviços com riscos" para os blocos 30, 44 e 45, situados na Bacia do Namibe.

O Namibe é a única província do litoral angolano que não tem qualquer projeto de prospeção de petróleo.

Segundo o comunicado, o memorando foi assinado pelo presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Carlos Saturnino, e pelo diretor geral da ExxonMobil em Angola, Andre Kostelnik.

Ao intervir na assinatura do memorando, Carlos Saturnino realçou que o protocolo "insere-se no âmbito das orientações do executivo angolano sobre a atração de investimento estrangeiro".

"Marca o início de uma nova era e o relançamento da estratégia de exploração petrolífera em Angola, que envolve atividades de prospeção e pesquisa", acrescentou o PCA da Sonangol.

Por seu lado, e também citado no comunicado, o diretor geral da ExxonMobil, empresa que opera em Angola há mais de 25 anos, afirmou que o 2018 foi um ano "marcado [em Angola] por muitas promessas e mudanças [no setor petrolífero] que são bem-vindas".

"Andre Kostelnik referiu também que a companhia norte americana está muito entusiasmada com o reforço da cooperação com a Sonangol e interessada em continuar a trabalhar em Angola e assim contribuir para a prosperidade dos angolanos", lê-se no documento.

Angola é atualmente o segundo maior produtor de petróleo em África (apenas atrás da Nigéria) com uma produção diária em torno dos 1,5 milhões de barris e está à procura de ultrapassar a crise provocada pela queda do preço nos mercados internacionais, ao mesmo tempo que se debate com infraestruturas a necessitar de manutenção.

A Sonangol iniciou, oficialmente, também na sexta-feira, o Programa de Regeneração, na sequência da decisão tomada a 15 de agosto deste ano por João Lourenço de centrar o foco da empresa estatal nas atividades da cadeia de valor da indústria petrolífera, pondo termo à diversificação nos negócios da petrolífera.

Deste modo, serão privatizadas até 2020 várias empresas do grupo que não estejam ligadas ao "core business" da petrolífera angolana, como a prospeção, pesquisa e produção de petróleo bruto e gás natural, refinação, liquefação de gás natural, transporte, armazenagem, distribuição e comercialização de produtos derivados.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório