Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

'Comércio Seguro' da GNR entre sexta-feira e a véspera de Natal

A GNR vai realizar entre sexta-feira e a véspera de Natal a operação 'Comércio Seguro' para garantir a segurança dos comerciantes de clientes na sequência do aumento de fluxo de pessoas em espaços comerciais, foi hoje anunciado.

'Comércio Seguro' da GNR entre sexta-feira e a véspera de Natal
Notícias ao Minuto

11:06 - 13/12/18 por Lusa

País Operação

Em comunicado, a GNR adianta que durante a operação vão ser feitas "ações de sensibilização junto de comerciantes, com a distribuição de folhetos, alertando-os sobre os procedimentos de segurança a adotar, com o intuito de evitar que sejam alvo de ilícitos criminais".

A GNR adianta também que vai reforçar o patrulhamento nas zonas de comércio, com o objetivo de aumentar o sentimento de segurança dos lojistas e clientes, considerando que nesta época existe um aumento significativo de transações monetárias.

Assim, a GNR aconselha aos comerciantes que tenha as entradas/saídas do estabelecimento bem iluminadas e que antes de fechar o estabelecimento, verifique se as portas e janelas estão devidamente fechadas.

A guarda recomenda também aos comerciantes que não tenham grandes quantidades de dinheiro no interior do estabelecimento e que não tenha uma rotina para fazer os depósitos bancários.

Na nota, a GNR aconselha ainda os comerciantes que em caso de assalto, devem manter a clama, não reagir, memorizar os traços fisionómicos do assaltante, a roupa que este veste e a direção de fuga, devendo ainda contactas de imediato as autoridades.

No que diz respeito aos clientes/compradores, a GNR recomenda que estes evitem transportar grandes quantias de dinheiro e objetos de valor e circular em locais isolados e pouco iluminados.

Na operação "Comércio Seguro" vão participar militares das secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC), militares da estrutura de Investigação Criminal e militares dos Postos Territoriais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório