Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Vodafone sem decisão tomada "até à data" sobre eventual aumento de preços

O presidente executivo da Vodafone Portugal, Mário Vaz, disse hoje que "até à data" a operadora de telecomunicações não tem qualquer "decisão tomada" sobre um eventual aumento de preços em 2019.

Vodafone sem decisão tomada "até à data" sobre eventual aumento de preços
Notícias ao Minuto

20:17 - 12/12/18 por Lusa

Economia Telecomunicações

O gestor falava aos jornalistas em Lisboa, à margem da primeira ligação 5G (quinta geração) em Portugal com 'smartphone', na qual foi apresentado o protótipo de um telemóvel inteligente 5G ligado a uma rede pré-comercial da Ericsson, parceira da operadora de telecomunicações.

"Até à data de hoje não temos decisão tomada" sobre um eventual aumento de preços, afirmou.

Sobre a Huawei, fabricante de telemóveis chinesa que tem estado na ordem do dia depois da detenção no Canadá da sua administradora financeira, a pedido dos Estados Unidos da América, por alegada violação das sanções ao Irão, Mário Vaz disse que a Vodafone tem como "operador preferencial" para o 5G a Ericsson.

No entanto, também trabalha com a Huawei em outras áreas.

"Não temos nenhuma razão relativamente" à Huawei, declarou, salientando que o grupo Vodafone leva muito a sério a questão da segurança.

"A segurança é sempre uma preocupação permanente", acrescentou.

O presidente executivo da Vodafone Portugal adiantou que as preocupações ligadas à Huawei não são alheias ao facto de o 5G estar à beira de entrar no mercado, pois a nova tecnologia vai permitir a circulação de "milhares de dados" e aquela é uma temática que está na ordem do dia.

Sobre quando é que o 5G vai chegar a Portugal, o responsável disse ainda desconhecer, já que é necessário saber qual o espetro quando são lançadas as licenças.

Além disso, é preciso "haver necessidade" económica dessa tecnologia.

O calendário "previsto para Portugal", que é 2020, "é ajustado", observou Mário Vaz, referindo que, apesar disso, "é preciso já hoje começar a preparar as soluções".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório