Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Parlamento Europeu cumpre um minuto de silêncio em Estrasburgo

O Parlamento Europeu cumpriu hoje um minuto de silêncio durante a sessão plenária que decorre em Estrasburgo, em "sinal de solidariedade" para com as vítimas do ataque ocorrido na véspera naquela cidade francesa.

Parlamento Europeu cumpre um minuto de silêncio em Estrasburgo
Notícias ao Minuto

11:55 - 12/12/18 por Lusa

Mundo Ataque

Tal como anunciara hoje de manhã, o presidente da assembleia, António Tajani, pediu ao hemiciclo que cumprisse, antes das votações, um minuto de silencio "em sinal de solidariedade para com os cidadãos mortos ontem (terça-feira) à noite e aqueles que foram feridos", suas famílias, e também como "uma mensagem de solidariedade também à República Francesa".

Recuperando as suas palavras de hoje de manhã, Tajani repetiu que "a força da liberdade e da democracia ganha contra a violência do crime e do terrorismo" e garantiu que o Parlamento Europeu vai continuar a trabalhar "para defender a liberdade e a democracia".

Na terça-feira à noite, na sequência do tiroteio no centro da cidade, os eurodeputados e funcionários da assembleia ficaram retidos nas instalações do Parlamento Europeu até cerca das 02:00 da madrugada, saindo depois escoltados pelas forças policiais.

O ataque no Mercado de Natal de Estrasburgo, na terça-feira à noite, provocou pelo menos dois mortos e 14 feridos, sete dos quais em estado grave, segundo o último balanço hoje feito pela prefeitura de Bas-Rhin.

O presidente da câmara de Estrasburgo, Roland Ries, tinha confirmado na noite de terça-feira um balanço de quatro mortos avançado pela polícia, antes de o ministro do Interior, Christophe Castaner, numa conferência de imprensa, na madrugada de hoje, ter revisto a contagem de vítimas mortais para três.

As forças de segurança montaram uma operação de caça ao homem para tentar deter o autor do ataque, que ficou ferido numa troca de tiros com um soldado antes de abandonar o local.

O Ministério Público francês abriu uma investigação por homicídio e tentativa de homicídio relacionada com uma organização terrorista, assim como por associação terrorista.

O Governo francês elevou o nível de alerta no país para "emergência por atentado", com um reforço de controlo nas fronteiras, aumento de segurança nos mercados de Natal e mobilização de meios envolvidos no dispositivo antiterrorismo.

A cidade de Estrasburgo, localizada no nordeste da França, junto à fronteira com a Alemanha, acolhe a sede do Parlamento Europeu, recebendo sessões plenárias uma vez por mês.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório