Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

"Isto não é um talho onde se corta sem pensar na vida das pessoas"

O antigo ministro das Finanças, Bagão Félix, contesta o anunciado corte nas pensões de sobrevivência fazendo uma analogia com um talho. Em entrevista à rádio TSF, Bagão Félix afirma, “com todo o respeito pela profissão” de talhante, que “isto não é uma questão de talho, não é fazer cortes independentemente da vida, do espírito e da alma das pessoas.”

"Isto não é um talho onde se corta sem pensar na vida das pessoas"
Notícias ao Minuto

11:32 - 09/10/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Bagão Félix

Começando por considerar que “as pessoas ficam aterrorizadas” por não saberem “onde vai haver cortes, em que condições, e de que maneira”, o ex-ministro das Finanças, Bagão Félix, contesta, em entrevista à rádio TSF, a forma como o Governo está a abordar o anunciado corte nas pensões de sobrevivência. “Fala-se disto como se falasse muitas vezes de números apenas,” critica o conselheiro de Estado.

Na opinião de Bagão Félix, e “com todo o respeito pela profissão, isto não é uma questão de talho, não é fazer cortes independentemente da vida, do espírito e da alma das pessoas”.

Apesar dos escassos pormenores para já conhecidos sobre esta medida, que segundo o Governo permitirá poupar cerca de 100 milhões de euros, o ex-governante frisa ainda que não poderá ter efeitos retroactivos.

“As pensões de sobrevivência, os trabalhadores e as suas entidades patronais, ao longo da sua vida profissional, descontam para esta eventualidade, a eventualidade da morte. E na decomposição da Taxa Social Única (TSU), 7% desta taxa, que representa cerca de 2% dos salários, é justamente para financiar as pensões de sobrevivência”, sustenta Bagão Félix, netsa entrevista à rádio TSF.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório