Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Este alimento de baixo teor glicémico reduz risco de diabetes

Os sintomas de diabetes incluem a vontade frequente de urinar e a perda súbita e inexplicável de peso. Adicionar esta leguminosa à dieta pode ajudar a estabilizar os níveis de glucose.

Este alimento de baixo teor glicémico reduz risco de diabetes

A diabetes é uma condição crónica que afeta os índices de açúcar sanguíneos, provocando a sua subida para valores potencialmente perigosos.

No caso da diabetes de tipo 2 a condição surge quando o corpo se torna resistente à insulina ou quando o pâncreas deixa de produzir insulina suficiente.

Os sintomas mais comuns de diabetes de tipo 2 incluem a vontade frequente de urinar, um aumento súbito do apetite, oscilações de humor e problemas em dormir.

Uma das formas mais fáceis de diminuir a subida perigosa dos índices de açúcar consistem em adotar algumas mudanças simples na dieta e estilo de vida.

Vários estudos apuraram que comer uma dieta rica em leguminosas, nomeadamente lentilhas, ajuda a regular os valores de açúcar no sangue e a melhorar o controlo da glucose, ambos fatores determinantes no controlo da diabetes de tipo 2.

As lentilhas são um ótimo alimento para quem sofre de diabetes já que detém um índice glicémico bastante reduzido.

Um estudo realizado pela Universidade de Toronto, no Canadá, analisou os efeitos do consumo de lentilhas em 121 pacientes que sofriam de diabetes de tipo 2.

Os participantes foram divididos em dois grupos – um dos quais foi instruído para adicionar metade de uma chávena de lentilhas à sua dieta, enquanto que o outro foi direcionado para ingerir alimentos integrais.

Os resultados publicados no periódico científico Archives of Internal Medicine, concluiram que aqueles que comeram lentilhas registaram uma maior descida nos níveis de açúcar no sangue.

Adicionalmente, o grupo que consumiu as lentilhas apresentou um maior declínio nos níveis de pressão arterial.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório