Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Cão esperou quase um mês pela dona junto a casa queimada na Califórnia

Família teve que fugir da localidade de Paradise, na Califórnia, na sequência dos incêndios de novembro e não conseguiu levar os cães.

Cão esperou quase um mês pela dona junto a casa queimada na Califórnia
Notícias ao Minuto

20:15 - 08/12/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Incêndios

Um cão esperou quase um mês pelo regresso dos seus donos ao que restava de casa onde moravam, na sequência dos graves incêndios na Califórnia, que começaram a 8 de novembro.

Madison, um pastor de Anatólia, permaneceu na propriedade, ou nas suas redondezas, em Paradise, até ser encontrado, conforme explicou no Facebook Shayla Sullivan, voluntária da associação de resgate de animais K9 Paw Print Rescue.

A localidade de Paradise, sublinhe-se, foi uma das que foram surpreendidas pelo avanço das chamas, obrigando os donos a fugir de suas casas, muitos deles deixando tudo para trás, incluindo os animais domésticos. A família Gaylord, dona de Madison e outro cão, Miguel, nem sequer chegou a poder ir a casa antes de fugir.

Na altura, vários foram os donos de animais a apelar a autoridades e associações locais por informações sobre os seus animais de estimação, conforme explica o Miami Herald.

O grupo de salvamento de Shayla Sullivan encontrou primeiro Miguel, mas ainda faltava encontrar Madison, o que aconteceu recentemente. A associação precisou de ir buscar uma peça de roupa da dona, Andrea Gayford, para conseguir ganhar a confiança do animal, o que acabou por acontecer. Ambos os animais já foram reunidos com a família.

Recorde-se que o incêndio no norte da Califórnia, batizado de 'Camp Fire', causou pelo menos 83 mortos e 563 desaparecidos, segundo o último balanço das autoridades norte-americanas. As chamas daquele que é o incêndio mais mortífero da história da Califórnia desde que existem registos consumiram já mais de 570 quilómetros quadrados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório