Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Força Aérea presta assistência a avião perdido no Alentejo

A Força Aérea Portuguesa prestou assistência a um avião civil Cessna 152 na passada quarta-feira, que se encontrava perdido e sem comunicações na zona de Casa Branca, distrito de Évora, anunciou hoje a entidade.

Notícias ao Minuto

18:43 - 08/12/18 por Lusa

País Emergência

Este ramo das forças armadas adiantou, em comunicado, que no passado dia 05 de dezembro o avião Epsilon TB-30, em voo de instrução e a cerca de seis quilómetros a sul de Mora, "foi empenhado pelo controlo militar de Lisboa para prestar apoio ao Cessna em emergência".

Através de sinais visuais, os militares da Força Aérea "conseguiram encaminhar o piloto da aeronave civil até ao aeródromo de Tires, concelho de Cascais, onde aterrou em segurança", acrescentou.

"Esta operação exigiu do instrutor da Esquadra 101 -- Roncos, um desempenho em voo e uma tomada de decisão assinaláveis, pela dificuldade em acompanhar uma aeronave cuja velocidade é em muito inferior à do Epsilon e, ao mesmo tempo, por ter conseguido transmitir as instruções necessárias através de sinais visuais, garantindo a comunicação eficiente entre as duas aeronaves, fator chave no sucesso da missão", conclui a Força Aérea.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório