Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Escolheu a construção civil por amor e os elogios vieram até de Joe Biden

"Todos os meus amigos foram para a faculdade. Alguns desistiram, outros não encontram emprego e estão endividados. Mas ainda olham para mim como se eu tivesse escolhido um mau caminho".

Escolheu a construção civil por amor e os elogios vieram até de Joe Biden
Notícias ao Minuto

18:11 - 07/12/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Redes Sociais

As redes sociais são prolíficas em vídeos virais e polémicas a alimentarem-na. Mas por vezes são também interessantes meios de debate e de cruzamento de pessoas e ideias. 

Serve esta pequena introdução para um página que é um sucesso no Facebook. Chama-se 'Humans of New York' e tem uma dinâmica simples: o autor fotografa um desconhecido que entrevistou na rua e conta, na primeira pessoa, um pouco da história dessa pessoa.

A página é rica em histórias da mais diversa índole. Na quinta-feira, uma publicação em particular chamou a atenção, ao ponto de merecer um comentário de Joe Biden, o 47.º vice-presidente dos Estados Unidos, eleito com Barack Obama.

A história que valeu o debate é a de um rapaz jovem que explica que escolheu trabalhar na construção civil. Fê-lo porque desde cedo se habituou a construir coisas em casa com o pai e porque gosta, razão pela qual, aos 18 anos, optou por trabalhar na área em vez de prosseguir os estudos.

Não se trata de desvalorizar a importância dos estudos, especialmente a nível académico. Mas na hora de ganhar o salário, este jovem explica que encontrou um emprego de que gosta, que se inscreveu no sindicato no setor desde cedo e que gosta de ir para o trabalho todos os dias.

Ainda assim, é o próprio que conta que os amigos "foram todos para a faculdade". Alguns inscreveram-se até em cursos que este jovem "nem sabia que existiam".

"Alguns desistiram da faculdade, outros não encontram emprego e estão endividados. Mas ainda olham para mim como se eu tivesse escolhido um mau caminho. Quando lhes digo que lhes podiam arranjar um emprego na construção civil, respondem-me 'porque é que eu haveria de querer isso'", conta o jovem.

A publicação no Facebook mereceu um comentário de Joe Biden que recolheu já milhares de reações positivias.

Joe Biden começa por realçar a importância dos sindicatos na construção do país, e elogia quem "dá o litro" todos os dias na construção civil. "Estão a colocar as fundações do nosso futuro", escreve o democrata.

Biden resume depois as 'nuances' do debate: "Há muitas formas de ter sucesso na vida e nem todas implicam um curso universitário. O mais importante é fazermos aquilo de que gostamos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório