Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

OPEP anuncia corte na produção de petróleo de 1,2 milhões de barris

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e outros aliados, incluindo a Rússia, concordaram hoje numa redução da sua produção em 1,2 milhões de barris por dia para relançar os preços do crude.

OPEP anuncia corte na produção de petróleo de 1,2 milhões de barris
Notícias ao Minuto

17:30 - 07/12/18 por Lusa

Economia Crude

Os 14 países da OPEP vão fazer uma redução na produção diária de 800 mil barris e os outros 10 parceiros, incluindo a Rússia, comprometem-se com uma diminuição de 400 mil barris, durante todo o primeiro semestre de 2019, informou a organização em conferência de imprensa na sua sede, em Viena.

A redução será calculada a partir dos níveis de produção de outubro e será avaliada em abril, precisou um porta-voz da reunião, Tafal al-Nasr.

O corte na produção destina-se a travar a queda do preço do petróleo, que em dois meses recuou cerca de 30%, no meio de preocupações com o excesso da oferta e um abrandamento da procura devido à tensão comercial internacional.

O acordo concluído hoje "deve ajudar o mercado a atingir um equilíbrio mais cedo", saudou o ministro da Energia russo, Alexandre Novak, reconhecendo que as negociações "foram complexas".

A decisão foi anunciada após dois dias de reunião entre a OPEP e os outros 10 países produtores, uma aliança que surgiu em 2016.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório