Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

'Mini-Merkel' escolhida para liderar democratas cristãos alemães

Annegret Kramp-Karrenbauer, secretária-geral da CDU, foi a eleita.

'Mini-Merkel' escolhida para liderar democratas cristãos alemães
Notícias ao Minuto

16:13 - 07/12/18 por Sara Gouveia com Pedro Filipe Pina

Mundo CDU

Chegaram ao fim 18 anos de liderança de Angela Merkel à frente da germânica CDU. Ainda assim, Merkel e os delegados do partido escolheram uma figura que é vista como capaz de dar continuidade às políticas da chanceler. A eleita é Annegret Kramp-Karrenbauer.

'Mini-Merkel', como chega a ser tratada em alguns setores pelas semelhanças com Merkel e o facto de ser seguidora da atual chanceler, foi escolhida por Merkel para o cargo de secretária-geral da CDU que ocupa desde fevereiro deste ano.

Kramp-Karrenbauer conquistou 517 dos 999 votos dos membros da CDU.

Angela Merkel planeia continuar a ser chanceler até 2021, como realça a BBC, cumprindo assim por inteiro este mandato. 

Kramp-Karrenbauer venceu por um curta margem o advogado milionário Friedrich Merz, que recebeu 482 votos. Saliente-se que a nova líder do partido já defendeu publicamente que é muito mais do que uma simples cópia de Merkel.

Embora até 2021 a liderança do país se mantenha sob o cuidado de Angela Merkel, Kramp-Karrenbauer é já apontada como potencial futura chanceler da Alemanha. Tudo dependerá de como correr a sua liderança à frente da CDU, o partido de maior representatividade na Alemanha e que tem governado nos últimos mandatos.

Notícia atualizada às 16h20]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório