Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Pas-de-Calais proíbe manifestações de coletes amarelos no fim de semana

A prefeitura de Pas-de-Calais anunciou hoje ter dado ordens para proibir manifestações dos chamados 'coletes amarelos' no fim de semana em várias áreas sensíveis daquele departamento.

Pas-de-Calais proíbe manifestações de coletes amarelos no fim de semana
Notícias ao Minuto

09:32 - 07/12/18 por Lusa

Mundo Protestos

Estas ordens foram dadas "no âmbito da lei da segurança interna" e abrangem quatro lugares que dão acesso à rede de autoestradas em quatro comunas, incluindo Calais, e vigoram desde a meia-noite de sexta-feira até ao meio-dia de domingo.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, vai falar ao país no início da próxima semana sobre os 'coletes amarelos', apenas após o protesto nacional daquele movimento marcado para sábado.

O Governo francês anunciou na quinta-feira que serão mobilizados a nível nacional "meios excecionais", além de 65 mil polícias e outros membros das forças de segurança, no sábado, para o quarto grande dia de manifestações.

A emblemática torre Eiffel estará fechada no sábado, tal como uma dezena de museus em Paris, para prevenir qualquer impacto de uma possível manifestação marcada pela violência.

Desde terça-feira que o Governo se esforça por acalmar a ira dos 'coletes amarelos', mas os ativistas prometem ainda mais entusiasmo para o quarto sábado consecutivo de manifestações no centro de Paris.

A decisão, anunciada quarta-feira, de suspender aumentos de impostos não chegou para acalmar os ânimos, com os porta-vozes do movimento a dizerem que "vieram tarde e sabem a pouco".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório