Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Uma viagem em português ao tráfico de diamantes de Angola no Estado Novo

O autor já se aventurou também pelo mundo da poesia, tendo recebido a medalha de bronze e prata em dois concursos distintos.

Uma viagem em português ao tráfico de diamantes de Angola no Estado Novo
Notícias ao Minuto

23:31 - 06/12/18 por Patrícia Martins Carvalho

Cultura Livros

'O Kamanguista' é o nome do livro escrito por Luís Miguel Santos que retrata a realidade do tráfico de diamantes em Angola, o Estado Novo e a Guerra Colonial.

O romance de estreia do autor faz uma viagem ao regicídio de 1908 e acaba pouco tempo depois do 25 de Abril. Durante todo este período temporal, a história será guiada por Francisco de Vasconcelos, filho do dono de uma das principais joalharias de Lisboa, que vai trabalhar para a Diamang – Companhia de Diamantes de Angola.

A partir daí, a personagem será confrontada com problemas como tráfico de diamantes, corrupção, traumas de guerra, racismo e injustiças sociais, tudo debaixo do pano do “orgulhosamente sós” de António de Oliveira Salazar.

A inspiração para este livro nasceu do desconhecimento do público em geral relativamente à Diamang, uma instituição que “tinha escolas, hospitais e até uma polícia própria, funcionando como uma espécie de cidade autónoma”.

Notícias ao Minuto‘O Kamanguista’, editado pela Luz da Razão, está à venda por 14,50 euros© Editora Luz da Razão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório