Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

CP deverá manter-se como "operador interno" por 15 anos

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, informou hoje que a CP deverá manter-se por 15 anos como "operador interno" e que o contrato de prestação de serviço público deve ser celebrado "em breve".

CP deverá manter-se como "operador interno" por 15 anos
Notícias ao Minuto

15:30 - 06/12/18 por Lusa

Economia Pedro Marques

Sem revelar o valor da indemnização compensatória, na conferência de imprensa após a reunião semanal do Conselho de Ministros, o governante precisou que o contrato a assinar será de 10 anos, mas provavelmente irá estender-se por mais cinco anos.

Esta decisão inclui-se na transposição de diretrizes europeias relativas à liberalização do setor ferroviário e enquadramento de serviços de interesse económico geral em contrato de serviço público.

"O regime que passa a vigorar conjuga liberalização da prestação de serviço nomeadamente por operadores privados com concorrência regulada, o que significa que uma parte importante desses serviços pode ser prestada através de um operador interno, que no caso português é a CP", explicou o governante.

Para avançar neste quarto pacote ferroviário é necessária a definição de obrigações de serviço público e respetiva indemnização compensatória, disse Pedro Marques, explicando que o valor vai constar do contrato de serviço público e não está incluída na lei hoje aprovada.

O diploma também determina os serviços prestados pela CP e os direitos dos passageiros, nomeadamente me termos de supressão de horários, assim como a "fixação do teste de equilibro económico".

Aos jornalistas, Pedro Marques explicou que o papel do regulador do setor (AMT -- Autoridade da Mobilidade e dos Transportes) fica reforçado, já que lhe caberá, a partir do próximo ano, realizar o teste de equilíbrio económico, no âmbito de pedidos dos operadores privados para prestar serviços na ferrovia portuguesa.

Ao regulador "caberá determinar se nos serviços abrangidos pelo operador interno, se se mantém o equilíbrio económico do operador interno e só nessa circunstância, é que os serviços adicionais por parte do novo operador podem ser autorizados", referiu.

Questionado sobre datas para lançamento dos concursos para a compra de novos comboios, Pedro Marques respondeu que a CP "tem estado a ultimar os cadernos de encargos".

"Temos a expectativa de nas próximas semanas poder lançar esse concurso. Pode ser que seja até ao final do ano, senão no início do próximo ano. Temos efetivamente o trabalho muito adiantado e a CP está a concluir o trabalho técnico e poderemos lançar o concurso em breve", disse.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório