Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Atenção, não confunda sintomas de meningite com ressaca. O que deve saber

O alerta surge após um jovem de 18 anos ter morrido no Reino Unido, vítima de uma nova estirpe de meningite e ter sido inicial e erradamente diagnosticado de estar a sofrer uma overdose.

Atenção, não confunda sintomas de meningite com ressaca. O que deve saber
Notícias ao Minuto

08:30 - 06/12/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Perigo

Os médicos podem não estar propensos a detetar os sintomas de uma nova e mortal estirpe de meningite, sobretudo entre a população mais jovem, avisam os especialistas.

O alerta surge após a divulgação de um comunicado por parte do Serviço Nacional de Saúde Britânico (NHS) e que avisa que a população adolescente e de jovens adultos com a patologia poderá estar a ser confundida como simplesmente estando a sofrer de uma intoxicação alcoólica, de uma ressaca ou com uma overdose.

A doença meningocócica, que por sua vez pode causar meningite ou septicemia/sepsis – é notória pela súbita instalação e progressão no organismo humano, até condições potencialmente fatais e provocando muitas vezes a morte dos afligidos.

Infelizmente, a patologia muitas vezes mímica outras doenças, tais como a gripe, intoxicação alimentar, uso de drogas recreativas ou o consumo excessivo de álcool, e daí ser tantas vezes difícil diagnosticar atempadamente a doença meningocócica.

Vinny Smith, diretor da Fundação para a Pesquisa da Meningite (MRF), disse em declarações ao The Sun: “Trata-se de uma tragédia quando uma pessoa jovem morre de uma doença que não não foi rápida e corretamente diagnosticada e cujo tratamento a poderia ter salvo”.

“Os pacientes seriamente doentes com doença meningocócica podem ficar facilmente confusos e delirantes e é comum ouvirmos histórias de pessoas jovens cujos médicos inicialmente creem que se encontram sob a influência de drogas ou álcool, quando de facto necessitam de atenção médica urgente para que o seu organismo consiga combater esta infeção tantas vezes fatal”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório