Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Facebook. Documentos internos revelam táticas impiedosas da rede social

O CEO Mark Zuckerberg terá impedido que a app de vídeo do Twitter, Vine, acedesse a dados dos utilizadores.

Facebook. Documentos internos revelam táticas impiedosas da rede social

O parlamento britânico publicou documentos internos do Facebook obtidos através de uma empresa, a Six4Three, que está a processar a tecnológica nos EUA. Nos documentos em questão constam mensagens entre o CEO Mark Zuckerberg e a sua equipa e revelam táticas impiedosas da rede social a lidar com a concorrência.

Como conta o Business Insider, essas táticas ficam bem demonstradas com a forma como o Facebook cortou acesso da app de vídeo do Twitter, Vine, aos dados dos utilizadores na rede social. Ao mesmo tempo, Zuckerberg decidiu dar acesso privilegiado a determinados parceiros como o Airbnb ou a Netflix. Entretanto, a app Vine acabou por ser encerrada e, no processo, abrir caminho para uma aposta do Facebook enquanto plataforma de vídeos.

Outros documentos revelam ainda que o Facebook tentou, em 2015, ter acesso a informação de SMS e chamadas dos utilizadores sem a sua permissão. O objetivo era alimentar funcionalidades como a sugestão de amigos na rede social, uma iniciativa que terá ficado pelo caminho alegadamente por receio de enfurecer a base de utilizadores.

Por fim, os documentos revelam também que o Facebook considera como suas principais rivais as apps que não permitam partilhas para a sua rede social. Aplicações como a chinesa WeChat, por exemplo, tinham especial atenção de Zuckerberg que queria impor as suas políticas com mais afinco comparando com outros rivais.

A decisão de partilhar os documentos do parlamento britânico partiu do responsável pelo Comité para o Digital, Cultura, Media e Desporto do Reino Unido, Damian Collins. O político conservador explicou no Twitter o motivo que o levou a partilhar a informação.

"Há um interesse público considerável em partilhar estes documentos. Eles levantam questões importantes sobre como o Facebook trata dados de utilizadores, as suas políticas para trabalhar com developers de aplicações e como exercem a sua posição dominante no mercado das redes sociais. Não sentimos que tivemos respostas diretas do Facebook sobre estes assuntos importantes, motivo porque estamos a publicar os documentos", escreve Collins.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório