Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Comissões de Trabalhadores protestam hoje junto à Inspeção do Trabalho

Representantes das mais de 70 Comissões de Trabalhadores da região de Lisboa manifestam-se hoje junto à Autoridade das Condições do Trabalho (ACT), na capital, contra o incumprimento dos seus direitos legais e a deficiente fiscalização da inspeção do trabalho.

Comissões de Trabalhadores protestam hoje junto à Inspeção do Trabalho
Notícias ao Minuto

06:31 - 05/12/18 por Lusa

Economia ACT

"Contamos ter várias dezenas de elementos de Comissões de Trabalhadores (CT) nesta ação de protesto e denúncia, onde vamos ter testemunhos de estruturas representativas de trabalhadores, que vão divulgar casos concretos de violações de direitos", disse à agência Lusa o dirigente da Coordenadora das Comissões de Trabalhadores da Região de Lisboa (CIL), Ernesto Ferreira.

O coordenador da CIL referiu que a maioria dos casos de desrespeito pelos direitos legais das CT tem a ver com a falta de apoio a estas estruturas, falta de informação e de consulta prévia no âmbito de processos de restauração de empresas.

"Fizemos um levantamento desses casos, que vamos entregar à ACT, para lhe chamar a atenção para as falhas da sua ação inspetiva", disse o ativista.

Segundo Ernesto Ferreira, a ACT "não responde, ou tarda a responder às solicitações de intervenção das CT, ou dá razão aos patrões".

"Reconhecemos que a ACT tem falta de meios inspetivos, mas em muitas situações também existe falta de vontade de resolver as situações que nós denunciamos e que têm a ver com a violação da legislação laboral", concluiu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório