Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Motim na Ala B do Estabelecimento Prisional de Lisboa. GISP chamado

Na Ala B do Estabelecimento Prisional de Lisboa estão cerca de 190 presos se recusam a recolher às celas. Guardas prisionais que estavam de folga foram chamados de emergência.

Motim na Ala B do Estabelecimento Prisional de Lisboa. GISP chamado
Notícias ao Minuto

20:50 - 04/12/18 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Segurança

Um motim iniciado pelos reclusos está em curso no Estabelecimento Prisional de Lisboa. A informação está a ser avançada por vários meios de comunicação.

A RTP3 avança que devido à gravidade da situação, vários guardas prisionais de folga foram chamados de emergência. Ainda segundo a televisão pública, os reclusos da Ala B incendiaram caixotes do lixo.

A esta informação a Lusa acrescenta, citando o presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP), que o Grupo de Intervenção de Segurança Prisional (GISP) foi chamado ao Estabelecimento Prisional de Lisboa.

Jorge Alves disse ainda ter conhecimento de que foi convocado ao fim da tarde desta terça-feira "todo o pessoal que estava de folga e a intervenção do GISP, por eventuais confrontos na Ala B" daquele estabelecimento, na rua Marquês da Fronteira, em Lisboa.

Abaixo, o vídeo do motim com vários caixotes do lixo incendiados. 

São, para já, desconhecidas as razões para o motim, sabendo-se apenas que, por volta das 21 horas a situação já estava controlada. 

Saliente-se que, estes desacatos ocorrem numa altura em que decorre o último de quatro dias de greve dos guardas prisionais e que rondou uma adesão de cerca de 80%. Em causa está a revisão do estatuto profissional e a progressão na carreira, além de contestarem o novo horário de trabalho. O universo de guardas prisionais ronda os 4.350 para uma população prisional perto dos 13 mil reclusos.

[Notícia atualizada às 21h08]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório