Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Tribunal confirma coima de 50.000 euros à Meo, empresa recorre

O Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão, em Santarém, condenou a Meo a uma coima de 50.000 euros por violações na ligação dos seus serviços de telecomunicações, sentença de que a empresa recorreu para o Tribunal da Relação de Lisboa.

Tribunal confirma coima de 50.000 euros à Meo, empresa recorre
Notícias ao Minuto

15:49 - 04/12/18 por Lusa

Economia Telecomunicações

A sentença do TCRS, proferida em 24 de outubro, confirmou a decisão administrativa tomada pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) em abril, e da qual a Meo, Serviços de Comunicações e Multimedia havia recorrido para este tribunal.

A empresa foi condenada por duas violações da obrigação de efetuar a ligação das infraestruturas de telecomunicações de edifícios à rede pública de comunicações apenas após a emissão do termo de responsabilidade pela execução da instalação e por duas violações da obrigação de utilização das infraestruturas de telecomunicações já instaladas, sempre que as mesmas permitam suportar os serviços a prestar e a tecnologia a disponibilizar, factos ocorridos em 2013 e 2015.

Em causa no processo, consultado pela Lusa, estão, nomeadamente, "exigências de prevenção elevadas", entendendo o regulador ser necessário impedir que outros pratiquem o mesmo tipo de crime, "fragilizando o sistema instituído para a instalação de infraestruturas de telecomunicações em edifícios".

No seu recurso inicial, a Meo negou ter feito instalação do seu serviço antes da emissão do termo de responsabilidade, num dos casos, e justificou os motivos por que utilizou tubagem diferente e substituiu tomadas nas outras situações identificadas no processo, alegando ainda prescrição do facto ocorrido em novembro de 2013.

No recurso para a Relação, a empresa alega ainda que o TCRS procedeu a uma alteração dos factos, ao juntar sentenças de anteriores processos contraordenacionais.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório