Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Agricultores contra a redução de 25% a 50% na produção de bovinos

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) manifestou "surpresa e oposição" face às metas colocadas pelo ministro do Ambiente, José Pedro Matos Fernandes, para redução de 25% a 50% da produção nacional de bovinos.

Agricultores contra a redução de 25% a 50% na produção de bovinos
Notícias ao Minuto

15:54 - 04/12/18 por Lusa

Economia CAP

Em comunicado, a CAP criticou as medidas do Roteiro para a Neutralidade Carbónica para o setor, referindo que "esta posição demonstra falta de conhecimento da realidade da agricultura portuguesa e só pode constituir uma intenção isolada do Ministério do Ambiente no conjunto do Governo".

A associação explicou que "a produção de bovinos em Portugal é sobretudo efetuada em regime extensivo, com uma contribuição para os gases com efeito de estufa substancialmente inferior à dos sistemas de produção intensivos praticados em outros países".

A CAP acredita mesmo que o facto de existirem pastagens "biodiversas" em Portugal contribui para "a fixação do carbono da atmosfera".

Esta redução proposta teria impacto "na produção de derivados de leite, queijo, iogurtes, entre outros produtos, os quais iriam também aumentar as importações nacionais", o que é "naturalmente questionável".

Para a associação empresarial, caso "cada país deixe de produzir o que em seguida irá importar de outros países", a pegada ecológica destas atividades será "provavelmente superior". A entidade deu o exemplo da carne, em que "os grandes produtores mundiais são o Brasil e a Argentina, o que implica um custo e uma pegada ecológica muito considerável só no que concerne ao transporte".

O Roteiro para a Neutralidade Carbónica foi hoje apresentado pelo ministro do Ambiente e inclui um investimento anual em Portugal que deverá aumentar 2 mil milhões de euros para tornar o país neutro nas emissões de dióxido de carbono até 2050.

Em declarações aos jornalistas, à margem da apresentação do Roteiro, o governante indicou que o nível anual de investimento feito em Portugal atinge "30 mil milhões de euros", valor a que deverá acrescer 2 mil milhões de euros por ano de investimento, a maioria privado.

A agricultura e pecuária será também alvo de várias medidas, incluindo a redução de produção de bovinos.

A CAP considera que esta posição está "desenquadrada quer da Política Agrícola Comum, quer do que têm sido os objetivos gerais do Governo em relação à agricultura e à economia de uma forma geral, contribuindo ainda para agravar a situação de despovoamento do interior do país".

Para a Confederação, estas intenções "em nada contribuem para a redução da pegada ecológica global e muito pouco para a nacional".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório