Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Portugal já tem 'luz verde' para proceder ao pagamento ao FMI

António Costa anunciou, na semana passada, que pretendia pagar a totalidade do empréstimo ao FMI até ao final do ano.

Portugal já tem 'luz verde' para proceder ao pagamento ao FMI
Notícias ao Minuto

10:34 - 04/12/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Empréstimo

O Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) anunciou, esta terça-feira, que Portugal tem 'luz verde' para proceder ao pagamento antecipado ao FMI, em linha com as intenções do Governo, anunciadas pelo primeiro-ministro António Costa na semana passada.

"O Conselho de Administração do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) decidiu hoje [terça-feira] dispensar a obrigatoriedade de reembolso dos empréstimos do FEEF, permitindo a Portugal proceder ao reembolso antecipado do seu empréstimo do Fundo Monetário Internacional (FMI)", pode ler-se no comunicado do mecanismo. 

Na semana passada, recorde-se, António Costa anunciou a intenção do Governo de proceder ao reembolso total do empréstimo ao FMI. 

"O pagamento antecipado ao FMI irá gerar um benefício financeiro para Portugal, substituindo a dívida ao FMI por empréstimos no mercado de capitais a custos mais baixos", disse Klaus Regling, CEO do FEEF. 

Ainda assim, Portugal compromete-se a reembolsar antecipadamente ao FEEF até dois mil milhões de euros entre 2020 e 2023, "após o pagamento integral do empréstimo ao FMI". Este compromisso, saliente-se, está sujeito às condições de mercado e ao possível impacto na sustentabilidade da dívida. 

No âmbito do empréstimo, os credores oficiais de Portugal disponibilizaram 78 mil milhões de euros durante um período de três anos. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório