Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Binter critica elevadas taxas aeroportuárias cobradas pela ANA

As taxas aeroportuárias praticadas pela Aeroporto de Portugal (ANA) na Madeira são das mais elevadas, chegando a custar mais do que o bilhete, o que prejudica o desenvolvimento do Porto Santo, criticou hoje um responsável da companhia aérea Binter.

Binter critica elevadas taxas aeroportuárias cobradas pela ANA
Notícias ao Minuto

20:24 - 28/11/18 por Lusa

Economia Madeira

"As taxas são muitos elevadas, as mais elevadas que conheço para uma rota tão curta, o que é uma barreira para cativar os passageiros e um obstáculo para o desenvolvimento do Porto Santo", declarou o diretor comercial desta operadora num encontro com a imprensa madeirense na ilha de Grã Canária.

Miguel Ángel Suárez, da Binter, a companhia canária que assegura as ligações aéreas entre a Madeira e Porto Santo, apontou que o custo das taxas aeroportuárias praticadas pela ANA, numa viagem entre as duas ilhas madeirenses é de 32,5 euros, enquanto para um percurso semelhante nas Canárias é de oito euros.

"A taxa é mais cara do que o bilhete", sublinhou, realçando que o assunto já foi abordado com os responsáveis do Governo Regional da Madeira e da ilha do Porto Santo, no sentido de sensibilizarem o executivo da República e a ANA para este problema, complementando "não conhecer nenhuma rota" com estes custos em taxas para um percurso tão pequeno.

Contudo, salientou que a Binter "ainda não obteve resposta", admitindo que a companhia não se dirigiu diretamente ao Governo central sobre este assunto.

Ainda vincou que a taxa paga pela viagem marítima entre as duas ilhas do arquipélago da Madeira, no ferry Lobo Marinho, da Porto Santo Line, é de 0,50 cêntimos por percurso.

No seu entender, um valor "até os 10 euros seria o custo justo", argumentando que esta é uma situação que "limita o desenvolvimento económico, impede a introdução de mais voos, de mais horários e elaboração de campanhas promocionais" no que diz respeito ao Porto Santo.

Falando sobre a operação Madeira/Porto Santo, o responsável, o responsável mencionou que a Binter venceu o concurso público internacional para esta linha a 05 de junho deste ano, tendo a anterior concessionária [a Sevenair] contestado junto do tribunal, motivo pelo qual o contrato ainda não está assinado.

Afirmando que a prorrogação do prazo concedido pelo Governo para poder operar termina a 05 de dezembro, o responsável sublinhou "desconhecer" qual será a solução que o Governo da República vai adotar se a situação ainda não estiver resolvida nessa altura.

Miguel Ángel Suárez ainda referiu ser necessário pensar nas necessidades dos residentes das ilhas, mas também nas dos turistas, pelo que a companhia "está a tentar adaptar o horário à procura", declarando que esta é "uma rota que cobre os custos".

O responsável apoiou igualmente a pretensão do executivo madeirense de querer plasmar o modelo de subsídio de mobilidade praticado em Canárias, em que o Governo suporta 75% do custo das viagens entre as ilhas no arquipélago e agora também para o território continental.

Realçou que, quando o Governo espanhol passou de 50% para 75% o subsídio de mobilidade, registou-se um "crescimento de 37% no mercado" deste país.

Embora admita que a Binter "está aberta a novas oportunidades" e até equaciona criar no futuro uma rota entre a Madeira e a costa de África (Marraquexe) ou o Algarve, recusou a possibilidade de ser uma terceira companhia de ligação com continente português, por falta de capacidade de frota.

A Binter tem uma frota composta por 30 aviões, tento apostado na compra de mais três Bombardier, para substituir os que estão atualmente ao serviço entre outubro de 2019 e 2020.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório