Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Empresa garante dois milhões para combater resistência a antibióticos

A empresa de Coimbra Abtrace garantiu um financiamento de dois milhões de euros para desenvolver na incubadora do Instituto Pedro Nunes (Universidade de Coimbra) uma ferramenta para combater a resistência a antibióticos, foi hoje anunciado.

Empresa garante dois milhões para combater resistência a antibióticos
Notícias ao Minuto

12:24 - 26/11/18 por Lusa

País Coimbra

"A Abtrace acaba de ser premiada com dois milhões de euros de financiamento e um programa de incubação no Instituto Pedro Nunes pelo program Wild Card 2018, da EIT Health, uma iniciativa do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) que apoia ideias e projetos inovadores com potencial para transformar a saúde na Europa", anunciou hoje a empresa.

Este financiamento vai permitir à empresa desenvolver uma ferramenta para combater a resistência a antibióticos que combina Inteligência Artificial e Big Data (análise e a interpretação de grandes volumes de dados).

O objetivo é "transformar as práticas de prescrição de antibióticos", garante a Abtrace, que cita dados da Organização Mundial de Saúde que apontam para que "até 2050" a resistência antimicrobiana causará cerca de 10 milhões de mortes.

"Todos os antibióticos correm o risco de desenvolver resistência. Contudo, calcula-se que um terço das prescrições são desnecessárias ou inadequadas. A escolha correta de um antibiótico oferece um triplo benefício: melhor tratamento do paciente, menos gastos no consumo de antibióticos inadequados e, por fim, a redução da sua resistência ao ser selecionado o medicamento mais apropriado para a resolução do problema", garante a Abtrace.

Hélder Soares, co-fundador da Abtrace e doutorando em Química Médica pela Universidade de Coimbra, explica que o objetivo da empresa "é desenvolver novas ferramentas que diminuam o erro associado à prescrição de antibióticos, um dos fatores mais críticos para a crise da resistência antimicrobiana".

Este responsável acrescenta que, "estudando um conjunto alargado de registos clínicos, é possível encontrar novas formas de ajudar os médicos na altura de decidirem que antibiótico prescrever, selecionando o medicamento mais correto para uma infeção específica".

O CEO da EIT Health garante na página 'online' da comunidade de empreendedores que "a Abtrace identificou uma séria necessidade na saúde mundial", lembrando que "a resistência a antibióticos é uma grave ameaça" que afeta milhões de pessoas.

"Estamos muito satisfeitos e orgulhosos em apoiar o trabalho desta equipa e ansiosos por ver os resultados das suas ideias e o seu impacto na saúde", refere o gestor do programa de apoio a empreendedores, que tem como parceiros algumas das principais empresas europeias na área da saúde, entre as quais a Siemens Healthcare, IBM, Phillips, GE Healthcare, SAP, Medtronic, Abbott, Abbvie, Roche, Sanofi, Thermo Fischer Scientific, Astra Zeneca, Bayer Pharma, Merck e Air Liquide.

Criado em 1991, na sequência de uma iniciativa da Universidade de Coimbra, o Instituto Pedro Nunes - Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia (IPN), é uma associação sem fins lucrativos que promove a inovação na área científica e tecnológica, assumindo-se como instituição de ligação entre a Universidade e o mundo empresarial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório