Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Apreensão de 1,5 toneladas de crustáceos e pescado

GNR identificou e multou dois homens no decorrer desta apreensão.

Apreensão de 1,5 toneladas de crustáceos e pescado
Notícias ao Minuto

19:11 - 21/11/18 por Natacha Nunes Costa

País Aveiro e Nazaré

A GNR apreendeu, esta terça-feira, nas localidades de Aveiro e Nazaré, 1,5 toneladas de crustáceos e pescado no valor de 11 mil euros.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, as autoridades explicaram que a apreensão decorreu no âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária direcionada para a captura e comércio ilegal de crustáceos, bivalves, proteção das espécies e segurança alimentar.

Num primeiro momento, os militares intercetaram uma viatura que transportava caranguejo mouro, berbigão e amêijoa macha sem que o condutor tivesse os documentos necessários para o seu transporte. Após verificação da carga, esta força de segurança apurou ainda que os crustáceos não tinham a medida mínima regulamentar de cinco centímetros para serem capturados e comercializados.

Numa outra ação de fiscalização, os militares apreenderam pescada pela mesma não possuir a medida mínima regulamentar de venda, isto é, 27 centímetros. Depois de submetida ao controlo higiossanitário por entidade competente, o peixe foi entregue a várias instituições de solidariedade, por se encontrar própria para o consumo.

No total das duas ações de fiscalização, a GNR apreendeu 1050 quilos de crustáceos, 90 quilos de bivalves e 520 quilos de pescada.

Durante estas ações, foram identificados dois homens, de 40 e 56 anos, e elaborados os respetivos auto de notícia por contraordenação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório