Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Dismenorreia: As dores menstruais que não devem mesmo ser menosprezadas

O problema é maior no caso de mulheres mais jovens, com cerca de 15 anos de idade.

Dismenorreia: As dores menstruais que não devem mesmo ser menosprezadas
Notícias ao Minuto

14:00 - 21/11/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Menstruação

As dores menstruais não devem ser desvalorizadas, nem tampouco outros sintomas associados a esta fase do mês.

É certo que o desconforto é inevitável para a grande maioria, contudo, é importante que os especialistas estejam atentos aos casos, principalmente nos de mulheres em idades mais jovem, cujos sintomas são normalmente mais severos. Na verdade, cerca de 90% das mulheres menstruadas sofrem de dismenorreia, uma condição que se pode ficar ‘apenas’ pelas dores musculares, mas pode também resultar em náuseas, vómito, diarreia, dor de cabeça e dificuldade em dormir.

Todos estes problemas condicionam de certa forma a vida da mulher, que se vê limitada a praticar certas atividades que noutras condições faria sem qualquer problema mas que com tais dores, não consegue.

A nível psicológico, o problema ganha dimensão ao não ser levado a sério, por vezes pela própria, mas se se assumir que é um caso que merece atenção e tratamento, a prescrição de analgésicos por um especialista pode ser suficiente. Ainda, assumir que se precisa de um dia (ou umas horas) de descanso não é sinal de fraqueza. A menstruação gera várias mudanças no corpo da mulher e é normal que para uma jovem de 14 ou 15 anos, ou mesmo mais nova, não saiba lidar no início com todas estas mudanças.

Em casos mais extremos, a dismenorreia não é algo que se sofra por uns dias e passe, findo o período, mas sim algo com que sofre a mulher por durante tempo e que não passa com medicação – este poderá ser um caso de endometriose, cujos sintomas e aparência diferem entre jovens e adultas, sendo que nos primeiros o caso é mais difícil de se diagnosticar pela comum confusão com outras condições não tão graves.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório