Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Câmara de Borba vai acionar o Plano Municipal de Emergência

O autarca de Borba anunciou esta quarta-feira que vai acionar o Plano Municipal de emergência, na sequência da derrocada da Estrada Nacional 255 que vitimou, até ao momento, duas pessoas.

Câmara de Borba vai acionar o Plano Municipal de Emergência
Notícias ao Minuto

12:13 - 21/11/18 por Melissa Lopes

País Desabamento

Durante o briefing da Proteção Civil sobre as operações de resgate das vítimas da derrocada da Estrada Nacional 255, que ligava Borba a Vila Viçosa, o autarca António Anselmo anunciou que vai acionar o Plano de Emergência Municipal. 

Quanto às operações propriamente ditas, o comandante da Proteção Civil de Évora voltou a debruçar-se sobre a complexidade dos trabalhos, dando conta que o planeamento é feito “quase hora à hora”, dadas as circunstâncias e o cenário em que as equipas trabalham.

“Repito, não me canso de repetir, que são operações muito morosas e operações sempre a decorrer sempre a decorrer em condições de segurança limite”, reforçou, sublinhando que, apesar de todos desejarmos mais celeridade no processo, para quem está no terreno é preciso calcular "cada passo". 

Em concreto, neste momento, as equipas prosseguem a drenagem da pedreira, sendo esse um "ponto fundamental" das operações para serem criadas condições de reconhecimento e de trabalho. Assim que a drenagem estiver concluída, está planeado entrarem algumas máquinas em ação para proceder à desobstrução do local. 

O Ministério Público, recorde-se, abriu um inquérito para apurar as circunstâncias da queda da estrada, tendo já esta quarta-feira a Polícia Judiciária efectuado diligências no local. Também o Governo, através do Ministério do Ambiente, pediu uma inspeção ao licenciamento, exploração, fiscalização e suspensão de operação das pedreiras. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório