Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

VMER acionada seguiu de Lisboa para Borba sem enfermeiros

Na tarde segunda-feira, aquando do alerta da derrocada da estrada em Borba, foi acionada uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), de Lisboa, que seguiu caminho sem qualquer enfermeiro. Pelo caminho, 'apanhou' a diretora regional sul do INEM, em Almada.

VMER acionada seguiu de Lisboa para Borba sem enfermeiros
Notícias ao Minuto

09:10 - 21/11/18 por Melissa Lopes

País Emergência

Quando o alerta da derrocada de uma estrada, em Borba, chegou à delegação regional do centro do INEM, em Lisboa, na tarde de segunda-feira, havia vários enfermeiros para sair. Mas a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) que saiu de Lisboa para Borba, numa altura em que o número de vítimas era indeterminado, não transportava nenhuma equipa de intervenção pré-hospitalar.

A situação é denunciada pela bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco que, em declarações à SIC, afirma que terá sido acionada uma VMER para a pedreira, em Borba, que não levava qualquer enfermeiro.

“Levava técnicos e fez uma paragem, um desvio, no hospital Garcia da Orta [em Almada], supostamente, para levar a senhora diretora regional sul do INEM”.

No entender da Ordem, trata-se de uma situação “completamente aberrante” e que já foi reportada ao Ministério da Saúde. Para Ana Rita Cavaco, o caso é ainda mais grave por se tratar de um cenário de várias vítimas, “em que não se sabia nem quantas nem em que condições podiam estar aquelas pessoas”.

A Ordem lembra que a VMER não pode fazer serviço de emergência sem um médico e um enfermeiro no seu interior, podendo o socorro às vítimas ficar comprometido.

“O INEM é aquela instituição em que todos nós confiamos para proteger a nossa vida em caso de acidente ou de doença súbita e já são muitos os casos em que há efetivamente problemas nas ativações e isso coloca em risco a vida das pessoas”, enfatiza a bastonária. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório