Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Proteção Civil confirma que procura duas viaturas em pedreira de Borba

Apesar de admitir que esta informação pode sofrer alterações, o Comandante Distrital de Operações de Socorro de Évora diz que tudo indica que possa haver mais três vítimas além dos dois corpos já encontrados.

Proteção Civil confirma que procura duas viaturas em pedreira de Borba
Notícias ao Minuto

20:20 - 20/11/18 por Natacha Nunes Costa com Lusa

País Tragédia

A Proteção Civil confirmou, no ponto de situação desta noite, que tudo indica que duas viaturas, com três pessoas a bordo, terão sido arrastadas, na tarde de segunda-feira, com o deslizamento de massas numa pedreira de Borba.

De acordo com José Ribeiro, Comandante Distrital de Operações de Socorro de Évora, apesar desta informação ser "dinámica", ou seja, poder sofrer alterações, tudo indica que, além dos dois corpos dos trabalhadores da pedreira, já encontrados, possa existir mais três vítimas que foram dadas como desaparecidas pelas famílias.

O comandante explica que só depois de drenar a água existente na pedreira, o que só começará a ser feito esta quarta-feira,  é que terão a certeza desta informação.

"Estamos a concluir a instalação das motobombas e dos geradores para, às primeiras horas do dia de amanhã, iniciar as operações de drenagem das pedreiras para termos condições para operar e fazer o reconhecimento de todo o espaço", sublinhou.

Quanto ao dia de hoje, José Ribeiro recorda que conseguiram "uma janela de oportunidade que permitiu executar com sucesso, perto das 14h50, o resgate do operador da máquina da empresa da pedreiras" e revela que está em curso uma operação para tentar resgatar o segundo trabalhador da retroescavadora.

No local estão cerca de 50 operacionais e 30 viaturas que vão, segundo a Proteção Civil, trabalhar nas operações de resgate até cerca das 21h00 de hoje. 

José Ribeiro disse ainda que os trabalhos têm sido dificultados pelo "perímetro muito instável, com elevado perigo de deslizamento de massa ao longo do dia". Situação agravada com a intensa precipitação que se verificou no local ao longo da tarde.

Já quanto à energia, prevê-se que a eletricidade seja restabelecida em todo o perímetro do local nas próximas horas e até ao final do dia de hoje.

Recorde-se que o deslizamento de um grande volume de terra na estrada entre Borba a Vila Viçosa, no distrito de Évora, provocou, esta segunda-feira, a deslocação de uma quantidade significativa de rochas, de blocos de mármore e de terra para o interior de uma pedreira contígua.

Segundo as autoridades, o colapso de um troço de cerca de 100 metros da estrada terá arrastado para dentro da pedreira contígua, com cerca de 50 metros de profundidade, uma retroescavadora e duas viaturas civis, um automóvel e uma carrinha de caixa aberta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório