Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

"Estivadores do porto de Setúbal não estão em greve, estão indisponíveis"

Os estivadores do porto de Setúbal estão em greve desde o dia 5 de novembro. Na origem do protesto está o facto de 90% dos trabalhadores portuários não terem um contrato de trabalho.

"Estivadores do porto de Setúbal não estão em greve, estão indisponíveis"
Notícias ao Minuto

22:26 - 19/11/18 por Notícias Ao Minuto

País Sindicatos

O presidente do Sindicato dos Estivadores, António Mariano, esteve esta segunda-feira à noite no ‘Jornal das 8’ da TVI para falar sobre a greve dos trabalhadores do porto de Setúbal que estão parados há 14 dias.

António Mariano começou por dizer que “estava criado um monstro” no porto de Setúbal, pois “durante 20 anos ninguém lhes ofereceu um contrato de emprego”.

“Eles não estão em greve, estão indisponíveis para trabalhar”, referiu o sindicalista, explicando que o facto de não terem um contrato dá-lhes o direito de estarem indisponíveis para levar a cabo determinadas funções.

Quanto ao problema em cima da mesa, António Mariano defende que o mesmo é de “fácil correção”.

“Estávamos a negociar um contrato coletivo de trabalho no porto de Setúbal até ao momento em que entrámos em greve, porque os trabalhadores estavam a ser assediados com contrato. Os trabalhadores não estão em leilão”, garante o responsável, que assegura um regresso às negociações assim que a empresa “apresentar datas e locais”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório