Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Mauro Eustáquio: Da grave lesão ao "orgulho imenso" no irmão Stephen

Nasceu na Nazaré, mas foi no Canadá que cresceu no futebol profissional. Aos 25 anos, Mauro prepara-se para abraçar um novo desafio na carreira. A partir de janeiro será jogador livre e não fecha a porta a um possível ingresso na I Liga, campeonato onde o irmão Stephen tem brilhado.

Mauro Eustáquio: Da grave lesão ao "orgulho imenso" no irmão Stephen
Notícias ao Minuto

08:00 - 20/11/18 por Francisco Amaral Santos

Desporto Exclusivo

Mauro Eustáquio atravessou um período muito complicado na carreira. No passado dia 4 de maio, o médio luso-canadiano de 25 anos sofreu uma rotura total do ligamento cruzado durante um jogo ao serviço do Penn FC e teve mesmo de ser operado. Nos últimos seis meses, Mauro esteve em Portugal para realizar uma longa recuperação ao lado da família e dos amigos. 

"Sempre fui um jogador muito saudável e nunca tinha passado por uma lesão destas. Aliás, nunca tinha sofrido uma lesão que me fizesse falhar algum jogo. Foi um grande choque no início, mas tentei aceitar. Foi algo que aconteceu e não havia nada a fazer. Não adiantava estar a chorar e a perguntar porque aconteceu a mim e não aos outros. Encarei a lesão e tem sido uma época um pouco diferente, mas com muita aprendizagem por conhecer os meus limites e a minha força interior", começou por dizer Mauro, entrevista ao Desporto ao Minuto, antes de enumerar os maus momentos que passou. 

"A lesão é física, mas mexe mais no psicológico. Não vou estar a dizer que fui um guerreiro e que todos os dias me sentia bem. Não, não foi isso que aconteceu. Tive dias em que estava bastante em baixo, mas agarrava-me às pequenas coisas e ao amanhã. Levei a lesão de forma semanal. Foi assim que eu pensei e ajudou-me bastante. Agora estou a treinar, estou com os meus colegas e estou a fazer aquilo que eu mais gosto. Tive em grandes mãos em Portugal. Fiz cá a recuperação depois de ter sido operado nos Estados Unidos também por um grande médico", confidenciou Mauro. 

O coração dividido entre Portugal e Canadá

Nascido na Nazaré, Mauro não tinha ainda dois anos de idade quando os pais decidiram arrumar as malas e mudar a família para o Canadá. 

"Vivemos lá durante dez anos e depois regressámos a Portugal. Foi a partir daí que decidi apostar no futebol. Sempre levei o futebol a sério. Fiz a formação nos Nazarenos, desde os sub-12 até ao segundo ano de juvenil. Depois fui para os juniores do União de Leiria, numa altura em que o clube estava na I Liga. Mais tarde, fui convocado para a seleção de sub-20 do Canadá", recordou Mauro, antes de confessar que tem o coração dividido.

"O Canadá será sempre aquele país que quando os meus pais precisaram esteve lá. A minha mãe já tinha lá vivido antes e o meu irmão nasceu lá. Mas por outro lado, Portugal sempre teve as portas abertas para a nossa família. Apesar de vivermos no Canadá, sempre mantivemos algumas tradições de Portugal, nomeadamente da Nazaré", explicou. 

Janeiro será sinónimo de novo desafio 

Mauro está atualmente ligado ao Penn FC, mas em janeiro assumirá a condição de jogador livre. Estará o luso-canadiano a ponderar um regresso a Portugal? 

"Infelizmente, ou felizmente, a equipa vai ser relocalizada. É uma coisa que acontece lá às vezes. O futebol é um grande negócio. Quando as equipas não estão a render, falando em lucros, têm a oportunidade de se relocalizar para outra cidade. Este ano vão estar parados para depois passarem a equipa para outra cidade. Ou seja, a partir de janeiro sou um jogador livre e vou à procura de uma nova aventura", explicou, prosseguindo. 

"Quem sou eu para dizer que não gostava de jogar na I Liga portuguesa? Obviamente que é um mercado que não é o meu, devido a ter uma forte ligação à América do Norte. Se essa possibilidade existir, seria algo que iria ponderar. Estou aberto a qualquer coisa e a I Liga portuguesa é um sonho para qualquer jogador, especialmente para quem tem ligações a Portugal", sublinhou, antes de deixar a certeza que o desejo maior passa por voltar à ação. 

“Uma coisa é treinar, outra é jogar. Uma coisa a valer a sério. O ambiente, o ir e estar no estádio. Estou bastante ansioso. Infelizmente, ou felizmente, vou ter de esperar até janeiro, altura em que o mercado de transferências vai reabrir. Por um lado é bom, porque dá-me mais mês e meio para me sentir ainda mais forte e confiante", rematou o médio. 

Notícias ao Minuto[Mauro Eustáquio não esconde o desejo de voltar à ação dentro dos relvados.]© D.R.

O "orgulho" no irmão Stephen 

Quem acompanha o campeonato português certamente não estranha o apelido Eustáquio. Em Chaves mora um jovem médio que tem brilhado e que até já integra as escolhas de Rui Jorge para a seleção de sub-21. Falamos, pois claro, de Stephen Eustáquio.

Mauro é o irmão mais velho de Stephen e não esconde o orgulho por ver o médio do Desportivo de Chaves deslumbrar na I Liga.

"O desempenho dele tem sido ótimo. Eu acompanhei o percurso do meu irmão desde da saída dele do U. Leiria. Ele na altura não jogava e eu tinha feito seis meses pelos nazarenos e disse-lhe: 'Stephen se não estás a jogar lá [no U. Leiria], vem jogar para aqui.' É uma divisão distrital mas é mais a sério. Esse ano foi muito importante para o meu irmão. Conseguiu perceber que tinha qualidade. Por algum motivo ele não jogava no U. Leiria, mas abriu-lhe os olhos. Toda a gente viu que ele tinha qualidade. Este trajeto dele tem sido o resultado de uma aposta pessoal. Esperemos que não pare por aqui. Agora é trabalhar dia após dia", afirmou, prosseguindo. 

"Claro que tenho orgulho nele. Quando estou no estrangeiro dou a conhecer o campeonato português, neste caso o Desportivo de Chaves. Tenho um orgulho enorme por poder falar do meu irmão e dizer que ele representa a seleção portuguesa de sub-21. O trajeto dele é um exemplo para todos os jogadores mais novos e até mais velhos. Parecendo que não, foi tudo muito rápido. Em ano e meio, ele passa na terceira, segunda e primeira divisão e ainda chega à seleção. Estou muito orgulhoso. Estar na seleção é uma coisa difícil tendo em conta à qualidade da geração dele. Mas fico muito contente pelo técnico Rui Jorge estar a apostar nele. Esperemos que hoje ganhem [a seleção de sub-21 defronta a Polónia na 2.ª mão do playoff de acesso ao campeonato europeu] e que estejam no Europeu com o meu irmão nos convocados (risos)", referiu. 

Questionado se Stephen Eustáquio tem qualidade para chegar mais longe na carreira e jogar num dos três grandes, o irmão Mauro não tem grandes dúvidas sobre o assunto. 

"Acho que o meu irmão tem provado, semana após a semana, que respira futebol. Na cabeça e nos pés. Pode vir a dar o salto, seja em janeiro ou no verão ou para o ano. Qualidade tem. Só lhe podem pedir para trabalhar todos os dias e ajudar o Chaves. O futuro logo se vê. Mas qualidade para chegar a um grande, ele tem", vincou. 

O Sporting de Braga do amigo Esgaio 

Mauro Eustáquio revela-se atento ao desenrolar do campeonato português. O médio de 25 anos antevê uma "luta renhida" pelo título até ao fim e deseja a melhor sorte ao Sporting de Braga, equipa em que o amigo Ricardo Esgaio alinha. 

"Ano após ano, o campeonato tem estado mais competitivo. O Sporting de Braga é uma equipa que tem crescido muito e que eu acompanho com especial atenção devido ao Ricardo [Esgaio], que é um grande amigo meu. O Rio Ave também tem estado bem esta temporada. E depois, claro, os três grandes. Vai ser uma luta renhida até final da temporada. Benfica, FC Porto e Sporting têm grandes plantéis e resta ver quem aguenta até ao fim com o Sporting de Braga a bater à porta. Desejo a melhor sorte do mundo ao Sp. Braga por causa do Ricardo", finalizou Mauro. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório