Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Saiba como pode reduzir risco de pressão alta sem dieta e exercício

Os sintomas de pressão arterial elevada incluem tonturas e visão turva. Entenda como pode reduzir o risco de hipertensão sem praticar exercício físico ou a adoção de alterações no regime alimentar.

Saiba como pode reduzir risco de pressão alta sem dieta e exercício

Estima-se que um em cada quatro portugueses sofra de pressão alta, apesar de muitos casos permanecerem por diagnosticar.

Tal é preocupante, sobretudo porque a esta condição pode estar na origem do aparecimento de outros problemas cardíacos, incluindo de enfartes potencialmente fatais.

Apesar da adoção de um regime alimentar saudável e equilibrado, assim como a prática de atividade física regular, serem dois pontos fundamentais a seguir por quem deseja prevenir a progressão da doença, é verdade que existem outras formas naturais de regular a pressão arterial.

Um novo estudo britânico sugere que tomar um banho de imersão pode ter um impacto positivo na saúde física.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Loughborough, no Reino Unido, analisou o fenómeno e o seu impacto no tratamento da hipertensão.

Os investigadores analisaram 10 homens obesos que permaneceram numa banheira com água aquecida à temperatura de 38 graus centígrados durante uma hora.

Foram recolhidas amostras de sangue antes do banho, imediatamente após e duas horas depois.

Os resultados demonstraram que apenas um banho de imersão era o suficiente para provocar a libertação de óxido nítrico. Substância esta que é responsável por relaxar os vasos sanguíneos, reduzindo dessa forma a hipertensão.

Os investigadores registaram ainda uma redução dos níveis de açúcar e de insulina no corpo dos participantes.

Após a conclusão daquela experiência, um dos estudantes de doutoramento envolvidos, Sven Hoekstra, afirmou que passar uma hora na banheira podia “diminuir os índices de inflamação no organismo e melhorar a metabolização da glucose em indivíduos sedentários e com excesso de peso”.

O investigador salientou ainda que a descoberta poderá “ter também implicações positivas na saúde metabólica entre populações incapazes por algum motivo de praticarem exercício físico, sobretudo acamadas”.

Consulte um médico, se sofre de hipertensão ou suspeita que pode estar a ser afligido por esta condição.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório