Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Tomar este medicamento durante a gravidez reduz QI das crianças

Mulheres que tomam paracetamol durante a gravidez arriscam reduzir o QI do bebé, revela um novo estudo.

Tomar este medicamento durante a gravidez reduz QI das crianças

Os especialistas apuraram ainda que aquela droga aumenta igualmente o risco de desenvolvimento de hiperatividade e de autismo e que os bebés expostos ao paracetamol durante a gestação apresentavam ainda maiores dificuldades na fala.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Harvard e de outras instituições de ensino superior norte-americanas, observou 150 mil mães de todo o mundo e os respetivos bebés.

Durante a pesquisa, os académicos registaram um decréscimo de três pontos no QI de crianças com cinco anos de idade cujas progenitoras tinham tomado paracetamol com o intuito de aliviar a sensação de dor, não tendo febre.

Adicionalmente, os investigadores apuraram que as crianças expostas aquela droga no útero apresentavam maiores dificuldades no desenvolvimento da fala.

Os dados apurados levantam preocupações de que o paracetamol possar ser responsável por alterar o equilíbrio de várias hormonas fundamentais ainda no útero.

Os médicos comummente recomendam que as gestantes evitem a toma de fármacos, especialmente durante os três primeiros meses da gravidez.

Todavia, em caso de necessidade o paracetamol é considerado geralmente como um tipo de medicação segura.

No estudo publicado no periódico científico Hormones and Behaviour, os investigadores alertaram: “as mulheres grávidas devem ter em atenção o uso indiscriminado deste tipo de fármaco”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório