Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Berço esgotado espera um Portugal "motivado" num jogo com tudo decidido

Seleção Nacional recebe, esta terça-feira, a seleção da Polónia para o derradeiro jogo da fase de grupos da Liga das Nações.

Berço esgotado espera um Portugal "motivado" num jogo com tudo decidido

A Seleção Nacional enfrenta, esta terça-feira, a Polónia num jogo referente ao grupo 3 da Liga A da Liga das Nações. Um jogo que, à partida, teria tudo para ser interessante, mas que não terá nada em jogo, uma vez que já se encontra tudo decidido neste grupo. 

Após o nulo registado em Milão, entre Itália e Portugal, as contas do grupo 3 ficaram definitivamente arrumadas: a seleção lusa segue para a final four, fase em que estão já Inglaterra, Suíça e Holanda. Itália mantém-se na Liga A e a Polónia está 'condenada' à descida para a Liga B. 

Ainda assim, Fernando Santos fez questão de garantir, na manhã de segunda-feira, que a partida será encarada com com "motivação extra" tendo em conta que se joga na condição de visitado. O Estádio D. Afonso Henriques, casa do Vitória SC que será palco da partida, já conta com lotação esgotada. 

Sobre as ideias que quer levar para dentro de campo, o selecionador nacional não abriu o jogo mas na mente dos adeptos estará o desejo de ver os jogadores que menos minutos têm. Nestas contas não entram os dispensados Rúben Neves e Mário Rui, dupla que excedeu o limite de cartões amarelos na Liga das Nações, e o lesionado Bernardo Silva. 

Em sentido inverso, e depois de um jogo de castigo, Pepe pode ser utilizado no encontro de logo à noite. Do lado da Polónia destaque para a ausência de Robert Lewandowski, a grande estrela do conjunto polaco. O avançado do Bayern Munique lesionou-se e recebeu ordem para regressar a Alemanha. 

Nas contas desta partida temos também de recordar o resultado da 'primeira volta'. No dia 11 de outubro, a seleção nacional foi até solo polaco arrancar um triunfo (3-2). Nota ainda para o facto de a Polónia não somar qualquer vitória desde.... o Mundial'2018. 

Alemães de olhos postos em Guimarães 

A Alemanha está de olhos postos na partida entre Portugal e Polónia. Porquê? Pois bem, no caso da Polónia pontuar em Guimarães a seleção germânia não será cabeça de série no sorteio da fase de qualificação para o campeonato europeu de 2020. Confuso? A explicação está aqui

Fernando Santos em discurso direto 

Que lugar sente que esta geração está a deixar no futebol português?: Portugal sempre teve grandes jogadores, que marcaram a história deste país. Tinha 10 anos quando fomos ao Campeonato do Mundo pela primeira vez. Nem sempre corre pelo melhor, mas temos sempre grandes individualidades. Nós vamos fazer parte dos livros de história, mas temos de continuar iguais a nós próprios.

Crescimento do treinador na Liga das Nações: A própria vida ajuda-nos a crescer. Nós temos um espírito aberto e os jogadores também sentem que o treinador não diz as coisas por dizer. Nós procuramos ser justos, claro que alguns dirão que não. Tudo se faz com serenidade e é isso que sinto nos meus jogadores quando são ou não convocados.

Duas derrotas no seu percurso em jogos oficiais: Fez de Portugal a melhor muralha defensiva da Europa? Eu sempre digo que o futebol é um  jogo muito simples em que queremos ganhar e marcar golos, mas procuramos não sofrer. Quando sofres nunca sabes o que pode acontecer. Não basta entrar para querer marcar dois ou três golos, porque isso nem sempre acontece. No futebol é fundamental marcar e não sofrer.

Jerzy Brzeczek em discurso direto 

Ausência de Ronaldo: "Portugal jogar sem ele mostra quão bom é o futebol português, ganhou o grupo, são campeões da Europa, tem muitos jogadores com muito boa qualidade e podem permitir-se descansar a sua estrela vários meses e jogar tão bem. O Cristiano Ronaldo pode mudar o decorrer de um jogo sozinho, mas a equipa, mesmo sem ele, joga muito bem." 

Lesão de Lewandowski: "A falta do Robert Lewandowski é uma grande perda, mas um sinal para a equipa que, sem a nossa estrela, temos que fazer o nosso melhor."

Objetivo: "Vamos jogar para ganhar pontos e para nos mantermos no mesmo pote para os sorteios, enquanto Portugal joga em casa e vai dar o seu melhor."

Último onzes 

Portugal: Rui Patrício; Mário Rui, Rúben Dias, José Fonte, Cancelo; Rúben Neves, William Carvalho, Pizzi; Bruma, Bernardo Silva e André Silva. 

Polónia: Skorupski; Bereszynski, Bednarek, Kaminski, Kedziora; Frankowski, Zielinski, Krychowiak, Grosicki; Klich; Lewandowski. 

Últimos resultados 

Portugal: E-V-V-V-E

Polónia: D-D-D-E-E

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório