Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

"Tem sido incrível. Acho que a gravidez tem muitas coisas más e boas"

Para celebrar o mês da prematuridade, foi organizado um workshop dedicado ao momento da muda da fralda. Um evento que contou com a presença de várias figuras públicas, entre elas Inês Herédia. Prestes a ser mãe pela primeira vez, a atriz esteve à conversa com o Fama ao Minuto.

"Tem sido incrível. Acho que a gravidez tem muitas coisas más e boas"

Inês Herédia prepara-se para ser mãe pela primeira vez, de gémeos - que se vão chamar Luís e Tomás -, fruto do casamento com Gabriela Sobral. A viver uma nova fase da sua vida e ansiosa para estrear-se na maternidade, a atriz esteve recentemente num workshop dedicado ao momento da muda da fralda, organizado pela Dodot em parceria com a Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro, para celebrar o mês da prematuridade. Um evento que assinalou ainda uma doação de 20 mil euros à associação sem fins lucrativos.

Além da doação, a marca criou ainda um modelo de fraldas mais pequenas, especialmente pensadas para os bebés prematuros, que serão doadas a hospitais para satisfazer as necessidades dos prematuros internados nas Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais.

Em conversa com o Fama ao Minuto, Inês Herédia falou abertamente sobre a gravidez, partilhando algumas das dificuldades sentidas como os enjoos do primeiro trimestre, mas não deixando de se mostrar completamente feliz por estar a viver um momento incrível.

Já está preparada para mudar as fraldas?

Acho que estou. Quer dizer, não estou preparada para mudar 16 fraldas por dia que é o normal com gémeos [risos]. Mas acho que já estou preparada, tenho muitos sobrinhos e fiz muito babysitting, principalmente quando estava em Londres, era uma maneira de sobreviver, era assim que ganhava dinheiro. Depois fiz uma parceria com a Dodot. Tenho estado muito próxima da marca e não há professores melhores para tu aprenderes. Achei que sabia mudar uma fralda até mudar a primeira à frente de uma colega da Dodot. Faltava-me fazer uma coisa assim de lado para as abas saírem para fora.

A gravidez é uma montanha russa. Ninguém te prepara para isto Como tem sido a gravidez?

Tem sido incrível. Acho que a gravidez tem muitas coisas más e boas. A coisa boa é que é um mistério, não dá para perceber. Estamos constantemente a esbarrar com este amor gigante que não conhecemos. O milagre da vida, como é que eu sei gerar vidas? Ninguém me ensinou. Como é que o meu corpo sabe fazer isso? Como é que sei criar uma placenta e alimentá-los… Sou uma pessoa extremamente sensível e ainda estou mais sensível durante a gravidez. Cada vez que esbarro com isto começo a chorar. Já lá vão oito meses e continua a ser novo.

A parte difícil é que há uma grande mudança. Exige uma grande mudança na tua vida que podes fazer ou não. Sempre fui muito descontraída e achei que ia ser descontraída e que não ia fazer assim tantas mudanças. De facto, conheci-me, e não sou nada assim. Não sou nada descontraída. Não consigo sair à noite um bocadinho, não consigo tocar numa maçã que não foi ‘amukinada’. Sou mesmo muito atenta. Também não pude fazer desporto durante a gravidez, por isso, esta privação de tudo a que estás habituada... eu então sou uma pessoa muito ativa, faço muito desporto, estava a gravar muito, sou muito solta no que como, não me restrinjo a nada… De repente, tens que te privar e és tu que pões essa privação. É uma coisa nova, uma força nova em ti que te faz auto-descobrir. É um processo duro, não deixa de ser super frutuoso porque conheces uma faceta nova em ti e como atriz não podia estar mais grata por isso, porque, de repente, tenho imensas emoções para trabalhar que nunca tinha tido. Mas, de facto, a gravidez é uma montanha russa, ninguém te prepara para isto.

Mas teve algum tipo de complicações como enjoos?

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. No primeiro trimestre tive muitos enjoos. Tive até um episódio muito cómico em que vomitei no meio do Príncipe Real e porque o Príncipe Real é um sítio onde tanto tens turistas, como tens bêbados e tudo e mais alguma coisa, provavelmente acharam que eu estava bêbada. Era uma miúda a vomitar no meio do passeio, não conseguia parar… [risos]. E ria-me porque uma pessoa só pode rir. Isto tem de ser levado com sentido de humor e com leveza. As pessoas passavam por mim e ninguém me ajudava. Isso ainda me fazia rir mais. Olhava para o lado e pensava: ‘As pessoas devem achar que estou de ressaca ou bêbada’, como ainda não se via a barriga.

O primeiro trimestre foi mais enjoativo e porque as mudanças do corpo são mais difíceis do que a seguir, tudo cresce menos a barriga. As tuas maminhas, de repente, estão de um tamanho que nunca pensaste que podiam atingir, muda tudo, as costas, os ombros… Ficas ali tipo estou só disforme, não estou grávida. E quando começas a ver a barriga a crescer a partir do segundo trimestre, aí foi estado de graça autêntico. Pronto, sempre com as coisas da gravidez, tens ar a mais, tens sempre umas coisas que não é bem estado de graça, é mais desgraça, coisas fisiológicas… [risos]. Mas que tem de ser levado com leveza e acima de tudo tem de se falar sobre isso porque as mulheres estão muito preparadas para a gravidez ser um período em que tu te sentes super bem. Não! Sentes isso, mas também sentes o oposto. Sentes tudo, são hormonas. Está a ser um período… É mesmo irrepetível e indescritível. Ninguém me explicou isto assim. Ninguém me preparou.

E está ansiosa para os ter nos braços?

Já! Só quero que eles nasçam. Estou aqui a ouvir bebés a chorar e também quero ouvir os meus a chorar…

Desde miúda que digo à minha mãe que ia ter gémeos. À minha mãe e não só. De repente, aparecem gémeos… Foi um bocadinho sinistroAntes de saber o sexo dos bebés, pensava se gostava mais de ter uma menina ou menino?

Acho que temos sempre ideias. Tinha nome para rapariga e rapaz, não pensei que fossem gémeos. Por outro lado, desde miúda que digo à minha mãe que ia ter gémeos. À minha mãe e não só. De repente, aparecem gémeos… Foi um bocadinho sinistro. Mas a questão do sexo dos bebés, são eles que te escolhem a ti. Tinha a Luísa e o Tomás, mas agora tenho o Luís. Ainda por cima o Luís mexe-se imenso e é enorme. O Luís era o maior óvulo. O Tomás não era suposto pegar. Já tem uma história e já não consigo pensar que também era giro ter uma rapariga. Se calhar tenho três… Hoje pus-me a falar sobre isso. Há tanto movimento que se calhar são três e ainda me vai sair uma rapariga. Tenho o primeiro, o segundo e, de repente, olha outra [risos].

A gravidez é fruto do casamento com a Gabriela Sobral. Quando anunciou a boa-nova recebeu algum tipo de feedback por causa dos bebés serem fruto de um casamento homossexual?

Diretamente a mim não. Acredito que haja porque sei em que país vivo e que 2018 ainda corresponde a 1973. Aliás, cada vez mais como temos visto nas notícias. Mas, diretamente, a mim não e era uma coisa que achava que ia acontecer. Não tinha medo porque sou muito descontraída. Não fui durante muito tempo, mas hoje em dia sou muito descontraída com a opinião do outro, respeito e percebo porque é que as pessoas ainda pensam assim. Para mim não foi uma questão e, de repente, quando aconteceu, vejo que é exatamente o oposto. As pessoas aproximam-se de mim como nunca se aproximaram. As redes sociais estão lavadas de comentários e mensagens de pessoas que sentem esperança para si, para os seus amigos ou para os membros da família, que agradecem.

Na rua, as pessoas em Portugal respeitam muito as figuras públicas, não estão sempre a aproximar-se ou a chatear. E as pessoas começaram a aproximar-se, mas com uma pureza. Agradecem ou não sabem bem o que é que hão de dizer mas abanam com a cabeça tipo boa, é o caminho certo. Isso é muito surpreendente e comove-me muito por saber que os meus filhos já vão crescer num mundo um bocadinho diferente. É só um bocadinho, também não vai ser perfeito, mas que já faz toda a diferença

E a Gabriela também está ansiosa?

Muito contente. Eu sou mais ansiosa, ela é muito calma, mas também está a viver o melhor período da vida dela e está a ser muito incrível para as duas.

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório