Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Brexit: "Só não é uma comédia porque tudo isto é uma tragédia"

"É pior não haver um acordo, do que haver qualquer acordo", defende comentador.

Brexit: "Só não é uma comédia porque tudo isto é uma tragédia"
Notícias ao Minuto

23:25 - 18/11/18 por Andrea Pinto

Mundo Marques Mendes

Em reação às negociações do acordo do Brexit, que esta semana levaram à demissão de sete membros do Governo e puseram Theresa May na 'berlinda', Marques Mendes afirma que “os britânicos andam a brincar com o fogo” e que apenas a primeira-ministra está a mostrar algum sentido de Estado.

"Os britânicos andam a brincar com o fogo há vários anos. Brincaram quando há uns anos David Cameron provocou um referendo sobre a questão europeia para tentar resolver um problema partidário e lançou o Reino Unido numa das aventuras mais perigosas da sua história contemporânea. Depois andaram a brincar na decisão de saída, em que achavam que iam ficar mais fortes e o que se vê é que estão cada vez mais repartidos”, começou por afirmar, lembrando que os britânicos achavam que iriam ficar mais fortes ao sair da UE, mas aquilo “que se vê é que estão cada vez mais divididos”.

Para Marques Mendes, “os políticos que estiveram na linha da frente pelo Brexit fugiram à sua responsabilidade”, o que contradiz com a atitude da União Europeia, que assumiu “uma liderança negocial firme”.

Tudo isto, considera, “só não é uma comédia porque tudo isto pode ser uma tragédia”.

“Neste momento é pior não haver um acordo, do que haver qualquer acordo. Pior que a saída, é uma saída desorganizada. Pode ser uma catástrofe para o Reino Unido”, alerta, considerando que “no meio disto tudo, só a Theresa May se tem comportado com algum sentido de Estado e de responsabilidade”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório