Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Protesto dos 'coletes amarelos' juntou 280 mil pessoas e fez um morto

A manifestação contra o aumento dos combustíveis resultou em estradas bloqueadas por toda a França. Houve vários momentos de tensão e 409 pessoas ficaram feridas.

Notícias ao Minuto

10:17 - 18/11/18 por Fábio Nunes

Mundo França

O protesto dos ‘coletes amarelos’, um grupo de cidadãos que se juntou através das redes sociais e cujo nome advém da cor dos coletes refletores que estão habitualmente nos carros, mobilizou cerca de 280 mil pessoas este sábado em vários locais de França. O movimento, que contesta o aumento dos combustíveis, conseguiu com sucesso bloquear estradas e geraram-se momentos de tensão em certos casos, tendo sido necessária a intervenção da polícia.

Mas isso não evitou que este protesto ficasse marcado pela tragédia. Uma das manifestantes morreu atropelada por uma condutora que entrou em pânico depois de o seu carro ter sido rodeado por um grupo de 50 manifestantes, que começaram a bater no tejadilho da sua viatura. A mulher, que queria levar a sua filha ao hospital, arrancou com o carro e atingiu Chantal Mazet, de 63 anos. A condutora foi detida pela polícia.

Há registo de 409 pessoas feridas, 14 das quais com gravidade. 157 pessoas foram detidas. Em Paris, os manifestantes aproximaram-se do Palácio do Eliseu, a residência oficial do presidente Emmanuel Macron, o que levou a polícia a repeli-los com gás lacrimogéneo.

Este movimento cívico não perdoa o governo francês por ter decidido subir ainda mais o preço dos combustíveis a partir do dia 1 de janeiro de 2019. No último ano, o preço do diesel, o combustível mais utilizado pelos carros em França, aumentou cerca de 23% para uma média de 1,51€ por litro.

Os ‘coletes amarelos’ podem continuar o protesto este domingo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório