Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Restos mortais e artefactos Inca com 500 anos encontrados na Bolívia

Os túmulos continham restos mortais de mais de 100 pessoas e recipientes usados pelos Inca para fazer rituais de morte.

Restos mortais e artefactos Inca com 500 anos encontrados na Bolívia
Notícias ao Minuto

17:40 - 17/11/18 por Sara Gouveia

Mundo Descoberta

Vários túmulos com restos mortais humanos e artefactos Inca com mais de 500 anos foram descobertos na Bolívia. Segundo os arqueólogos, os restos mortais pertenciam a mais de 100 pessoas da civilização indígena. 

Além disso, foram também encontrados cerca de 30 recipientes utilizados pelos Inca em rituais de morte.

"Os recipientes estão inteiros e são Inca", explicou Jedu Sagarnaga, o arqueólogo que liderou a investigação, citado pelo Independent.

O local de escavações, perto da cidade de Viacha, tinha ainda crânios alongados que podem ter sido esticados propositadamente para dar conta das diferenças sociais entre os indivíduos.

O cemitério em calcário parece ter sido construído pelo povo Pacaje, cujas cidades foram conquistadas pelos Inca no final do século XV.

"Esta descoberta reafirma a nossa identidade e cultura e demonstra que não só foi influenciada pelos Inca, mas também por outras civilizações", referiu Julio Condori, o diretor do Centro de Investigação de Arquologia e Antropologia, mas que não esteve envolvido na escavação.

Para a ministra da Cultura boliviana, Wilma Alanoca esta é uma "descoberta sem precedentes".

Para além dos ossos, o local de escavações tinha ainda mais de 150 objetos decorativos em bronze, como colares, pulseiras, enfeites para o cabelo, escovas e duas faixas para a cabeça em forma de ferradura, usadas normalmente por nobres.

As escavações decorrem há meses, mas os resultados só foram divulgados esta semana. Agora, os restos serão levados para o centro arqueológico para pesquisas mais aprofundadas e, depois, serão eventualmente devolvidos a um museu na cidade de Viacha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório