Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Se sofre de gases, estes são os quatro pontos que o vão ajudar

Provavelmente o problema advêm de algo que comeu. Mesmo que não o seja, normalmente, não é sinal de um problema grave.

Se sofre de gases, estes são os quatro pontos que o vão ajudar
Notícias ao Minuto

23:15 - 16/11/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Intestino

Há quem sofra de fortes dores devido a gases. Um problema que para uns causa apenas algum desconforto (físico ou…social, mas que facilmente se resolve), a verdade é que há casos mais graves em que as dores são tão fortes que levam a outros sintomas como vómito, febre, sensação de fraqueza ou sangue nas fezes.

Caso se confirme algum destes sintomas a par dos gases, poderá sofrer de uma condição bem mais grave e ser visto por um médico torna-se obrigatório.

Para evitar tal males, bem como a ‘simples’ dor que advém do único sintoma de gases, especialistas apontam quatro aspetos a considerar como forma de contornar o problema quando ainda não é grave:

Mexa-se!

A prática regular de exercício físico e constante movimento estimula os movimentos peristálticos que acontecem nos intestinos.

Se é tarde, não coma

Evite ao máximo jantares muito pesados e/ou tardios. Se se vai deitar pouco tempo depois, é possível que o seu corpo não digira bem a refeição e leve a consequências negativas

Faça um detox de FODMAPs

FODMAPs são um tipo de hidrato de carbono que o intestino delgado tem dificuldade em absorver e por isso resultam muitas vezes em gases. Facilmente encontra sites ou livros especializados que lhe listem tais alimentos. A sugestão é que os corte por completo da sua alimentação por oito semanas. Depois da sensação de inchaço desaparecer, volte a inseri-los gradualmente na sua alimentação. Desta forma, poderá perceber se o seu corpo é menos intolerante a um tipo específico de alimento

Siga uma alimentação mindful

Mude a sua postura em relação à alimentação e coma quando tiver fome, não quando está aborrecido, triste ou stressado. Além disso, na hora de comer faça por apreciar cada alimento e não engolir tudo o que tem no prato apenas por que sim. Estas simples mudanças farão com que o seu corpo aceita a comida muito melhor.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório