Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Apoiantes do Brexit estão entre "negação" ou "desastre económico"

O ministro francês da Economia e Finanças afirmou hoje que a escolha, para os responsáveis britânicos que apoiaram o 'Brexit', é agora entre a "negação", aceitando o projeto de acordo negociado pela primeira-ministra Theresa May, ou o "desastre económico".

Apoiantes do Brexit estão entre "negação" ou "desastre económico"
Notícias ao Minuto

14:06 - 16/11/18 por Lusa

Mundo Bruno Le Maire

"O que mostra o 'Brexit' é que deixar o mercado único europeu tem um custo económico exorbitante", disse o ministro Bruno Le Maire, numa dura crítica aos que defendem a saída da União Europeia, falando numa conferência, em Paris sobre a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC).

"Existem políticos mentirosos e irresponsáveis que explicaram ao povo britânico que o 'Brexit' traria um futuro risonho à Grã-Bretanha", lembrou, passando depois a considerações sobre o projeto de acordo negociado por Theresa May com Bruxelas, que causou de imediato a demissão de vários membros do governo britânico.

"A escolha para os responsáveis políticos britânicos que defenderam o 'Brexit' é agora entre a negação das suas promessas políticas absurdas ou o desastre económico do qual o povo britânico será a primeira vítima", afirmou o ministro francês.

O projeto de acordo sobre o 'Brexit' está pouco sólido depois da quase rebelião dentro do partido conservador e de uma série de deserções que poderiam ainda aumentar dentro do governo de Theresa May.

A Presidência francesa, por seu turno, descartou já qualquer renegociação do acordo entre Londres e o chefe negociador do União Europeia, Michel Barnier, embora admitindo acertos após a análise completa do documento.

Uma cimeira extraordinária está prevista para 25 de novembro para finalizar e formalizar o acordo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório