Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

"Temos de manter este alinhamento de boas políticas com boas empresas"

António Costa diz que as empresas precisam de aumentar os recursos humanos e a qualificação para continuarem a crescer.

"Temos de manter este alinhamento de boas políticas com boas empresas"

O primeiro-ministro português, António Costa, destacou, esta sexta-feira, a importância de se ajudar os que saíram do país na altura da crise, destacando que Portugal deve ser um "país aberto" e "alinhar boas políticas com boas empresas".

"Hoje não tenhamos a menor das dúvidas, porque quando vamos a cada empresa, nas mais diferentes regiões, nos mais diferentes setores de atividade, um ponto crítico para podermos continuar a crescer é aumentar os recursos humanos e a sua qualificação", disse António Costa, em declarações transmitidas pela RTP3, durante uma visita à empresa Couro Azul, em Gouxaria, Alcanena.

O primeiro-ministro salientou a importância de Portugal ser um país aberto - enquanto "fixa os que cá vivem" - e justificando que o Orçamento do Estado para o próximo ano prevê uma redução do IRS em 50% para quem regresse a Portugal. 

Desconto para quem regressa

Os emigrantes que regressem a Portugal a partir do próximo ano apenas vão pagar metade do IRS. Para aceder a este benefício, os potenciais interessados terão de preencher um conjunto de condições, entre as quais terem a sua situação fiscal regularizada.

Por outro lado, só poderão beneficiar do desagravamento fiscal os contribuintes que sejam considerados residentes em Portugal entre 1 de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2020, não tenham sido considerados residentes em Portugal em qualquer dos "três anos anteriores", ou seja, entre 2016 e 2018, e "tenham sido residentes em território português" antes de 31 de dezembro de 2015.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório