Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Nova técnica para emagrecer? Psicólogos garantem que sim

Que peso tem o fator psicológico no processo de perda de peso? Para um grupo de investigadores, muito. E é precisamente aí que assenta um ‘novo’ método de emagrecimento que agora se apresenta.

Nova técnica para emagrecer? Psicólogos garantem que sim
Notícias ao Minuto

21:00 - 15/11/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Perda de Peso

O plano para emagrecer é o de seguir o método FIT (Functional Images Treatment) ou Treinamento Funcional por Imagens. Quem o diz é um grupo de cientistas da Universidade de Plymouth, em Inglaterra, que acredita no poder da mente para uma eficaz perda de peso – em suma, digamos que pensar em emagrecer é ‘meio caminho andado’ para se ter sucesso nesta missão.

Explica o Daily Mail que os cientistas sustentam o seu método no aproveitamento da imaginação ao usar imagens multissensoriais para que o indivíduo sinta vontade de perder peso por vontade própria e não porque é obrigado a tal. Numa altura em que a obesidade ou casos de excesso de peso são bastante comuns, surge a obrigatoriedade de se perder peso, ‘quer queira quer não’, uma imposição que condiciona e dificulta em muito o processo.

Entenda-se o processo do FIT

Jon May, co-criador deste processo, explica que o primeiro passo é pedir ao paciente que imagine algo bastante trivial, e dá como exemplo um limão: “veja-o, toque-o, esprema o seu sumo, prove-o e suje o seu olho acidentalmente. Uma vez que o paciente se tiver acostumado a imaginar qualquer coisa, deve fechar os olhos e criar uma imagem do seu próprio resultado após perder peso”, descreve. Este pensamento deve incluir imagens, sons, odores e sentimentos.

Como explica o especialista, a pessoa que queira perder peso não deve imaginar apenas a sua figura mas um contexto específico em que esteja com menos peso, por exemplo, o seu casamento ou a formação dos seus filhos, a que assiste com uma roupa com a qual se sente bastante melhor.

Parece algo bastante simples, mas o grupo de investigadores inglês garante resultados em casos reais. Cada um dos 140 indivíduos da amostra foi acompanhado por um ano, durante o qual os especialistas mantinham encontros telefónicos nos quais convidavam os pacientes a imaginar tais cenários. Depois do primeiro ano, tais momentos telefónicos deixaram de existir, mas mesmo seis meses após esta fase os resultados de perda de peso continuaram a ser evidentes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório