Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Deputados do PS anunciam voto contra redução do IVA nas touradas

Proposta do PS para incluir as touradas no conjunto de espetáculos culturais que terão uma redução do IVA para 6% contraria a visão da ministra da Cultura, Graça Fonseca.

Deputados do PS anunciam voto contra redução do IVA nas touradas
Notícias ao Minuto

18:30 - 15/11/18 por Melissa Lopes

Política Orçamento do Estado

O Grupo Parlamentar do PS anunciou esta quinta-feira uma proposta de alteração do Orçamento do Estado para 2019 que visa a redução do IVA para 6%, também, no setor da tauromaquia, tendo os deputados socialistas liberdade de voto nesta matéria.

Recorrendo ao Facebook, os deputados Isabel Moreira e Tiago Barbosa Ribeiro já se manifestaram contra esta proposta, anunciando que votarão contra a mesma.

“Uma maioria de deputados do GPPS subscreve esta proposta. Votarei contra. Adiante”, escreveu Isabel Moreira.

No mesmo sentido, Tiago Barbosa Ribeiro sublinhou não estar de acordo com a proposta de incluir os espetáculos tauromáquicos no mesmo lote dos espetáculos culturais que terão redução do IVA e anuncia o voto contra “em linha com a liberdade de voto estabelecida no seio do grupo”.

Esta proposta do PS contraria a visão da própria ministra da Cultura, Graça Fonseca, que no debate do Orçamento do Estado para 2019, recusou descer o IVA de 13 para 6% da tauromaquia e alegou que se trata de uma questão de "civilização".

Numa alusão às diferenças de opinião existentes entre os socialistas, Carlos César adiantou esta quinta-feira que, se a proposta do PS de descida do IVA da tauromaquia for avocada em plenário, os deputados socialistas terão liberdade de voto.

"Em relação à tauromaquia, a nossa posição é basicamente esta: Há uma maioria de deputados [socialistas] expressiva no sentido de incluir a tauromaquia juntamente com as outras valências culturais que diminuirão a sua taxa [de IVA] para 6%, caso dos espetáculos de dança, de teatro e de música nos termos que são constantes na proposta do Governo", declarou Carlos César.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório