Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Aprovada emenda para autorizar Estado a expropriar terras

A comissão conjunta de revisão constitucional do parlamento sul-africano aprovou uma emenda à Constituição da África do Sul, autorizando o Estado a expropriar terras sem compensação, para corrigir ilegalidades resultantes do período do "apartheid", foi hoje divulgado.

Aprovada emenda para autorizar Estado a expropriar terras
Notícias ao Minuto

15:53 - 15/11/18 por Lusa

Economia África do Sul

A alteração constitucional no seio da comissão parlamentar recebeu os votos favoráveis do partido no poder, o Congresso Nacional Africano (ANC), e o partido radical de esquerda Combatentes para a Liberdade Económica, enquanto a principal força política de oposição, a Aliança Democrática, votou contra.

O presidente da comissão parlamentar, Stan Maila, realçou a "necessidade de uma reforma agrária urgente e acelerada para corrigir as injustiças do passado entre os que ficaram privados das suas terras".

A reforma agrária é uma pretensão do Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, que expressou já o desejo de que a Constituição seja alterada.

Ramaphosa pretende reequilibrar a estrutura de propriedade da terra na África do Sul, uma vez que a minoria branca continua a deter grande partes das terras.

A emenda adotada pela comissão conjunta de revisão constitucional carece de votação do parlamento da África do Sul, mas, antes, pode ser remetida pela oposição para o tribunal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório