Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Lisboa e Porto abraçam festival sobre a saúde mental

Mental arranca esta sexta-feira e dura até ao final do mês. Há filmes, debates e até um documentário para assistir.

Lisboa e Porto abraçam festival sobre a saúde mental
Notícias ao Minuto

11:25 - 15/11/18 por Natacha Nunes Costa

Cultura Mente

A partir desta sexta-feira, dia 16 de novembro, e até ao final do mês, Lisboa e Porto vão discutir a saúde mental num festival que conta com mais de 10 filmes, cinco debates e até um documentário sobre a violação e o stress pós-traumático.

O Mental foi pensado por Ana Pinto Coelho, conselheira em dependências químicas e de comportamento, e é co-produzido pela Direção-Geral da Saúde. O objetivo é sensibilizar as pessoas para a saúde mental e ajudar a destruir o estigma associado a estas doenças através do cinema.

Tanto os filmes como os debates vão focar temáticas como esquizofrenia, suicídio, ciberdependência e prevenção.

Além destas discussões, há ainda um espetáculo de dança e teatro protagonizado pelos utentes do Hospital Júlio de Matos, em Lisboa.

O festival Mental também pretende ser transgeracional, ou seja, explicar aos mais pequenos a importância das emoções e de conversar sobre estes temas. Por essa razão, o dia 25 de outubro é, na sua maioria, dedicado aos mais pequenos. Há uma peça infantil para ver, uma conversa para ter e um filme para assistir, tudo no Auditório Carlos Paredes, em Lisboa.

A entrada no festival, seja em Lisboa ou no Porto, tem um custo de 7 euros por dia e por pessoa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório